As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Evento “Embalagem de Papel, a escolha natural” debaterá a busca por sustentabilidade e o design circular 

Evento, que chega a sua quarta edição, contará com palestrantes internacionais e nacionais trazendo tendências sobre embalagens no mundo

No dia 27 de junho, quinta-feira, às 10h, será realizada a quarta edição do webinar “Embalagem de papel, a escolha natural”, organizada conjuntamente por Empapel, Ibá e Two Sides. Com o tema “A busca por sustentabilidade e o design circular”, palestrantes, do Brasil e Europa falarão sobre as novas tendências para embalagens de papel, que cada vez mais são reconhecidas como uma ótima opção ambiental, como mostra a pesquisa Trend Tracker 2023, realizada para a Two Sides pela Toluna em 16 países, com mais de 10.000 consumidores. Ampliar a utilização desses materiais vem se tornando objetivo estratégico das maiores empresas, sendo essa a proposta do evento.

Notícia continua após o anúncio

Neste ano, estão confirmados os palestrantes Maja Kjellberg, da IKEA Group; Marcos Iório, Vice-Diretor do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Economia Circular (CCD Circula); e Anderson Liba, Packaging Development Manager | Research & Development da Natura. A mediação será feita por Paulina Chamorro, Jornalista premiada com mais de duas décadas de cobertura em temas ambientais.

Graduada em design de embalagens, Maja Kjellberg é líder de Desenvolvimento de Embalagens na IKEA, responsável por coordenar e implementar soluções inovadoras de embalagem e sustentáveis, com foco na eliminação gradual do plástico.  Ela irá apresentar como a IKEA usa a embalagem para alcançar os objetivos do negócio. 

Coarquiteto do Território Circular 100%, Escola Sem Lixo e do Coletivo de Plantio Refloresta, Marcos Iório irá falar sobre design circular de embalagens: trilhas e oportunidades para o papel. Engenheiro Químico pela UFPR, MBA em tecnologias ambientais, tem longa atuação em marketing de produto, desenvolvimento de mercados e parcerias para inovação. 

Formado em Engenharia Química com MBA em Gerenciamento de Projetos, atuando há mais de 15 anos com desenvolvimento de embalagens para cosméticos com passagens pelas mais diversas categorias de produtos, Anderson Liba, Packaging Development Manager | Research & Development, irá falar Jornada Natura Cosméticos rumo às embalagens de papel.

“O mundo clama por soluções sustentáveis na questão de embalagens, hoje um dos maiores desafios na gestão de resíduos. O setor de árvores cultivadas para fins industriais já atua com os dois pés na bioeconomia de larga escala e tem capacidade para produzir o volume necessário para essa migração, gerando emprego e trazendo soluções bonitas, sustentáveis e recicláveis. Precisamos agora trazer soluções no design para o público desejar essas soluções verdes”, comenta Camila Marangon, gerente de Sustentabilidade da Ibá. 

“As embalagens de papel entregam inovação, segurança e sustentabilidade. Trata-se de bioprodutos que são indispensáveis em nosso cotidiano e que estão alinhados aos anseios da sociedade, que busca alternativas aos itens de origem fóssil. São também cada vez mais importantes para que os brand owners se aproximem de seus consumidores. Com o avanço da tecnologia, as embalagens de papel atualmente oferecem ainda mais possibilidades em termos de qualidade, de design e de comunicação para que empresas possam trabalhar suas marcas”, afirma o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente da Empapel.

O evento, que será transmitido via plataforma Zoom, contará com tradução simultânea do inglês para português e espanhol e do português para espanhol, uma vez que são esperados decisores de compras, designers, professores, estudantes e público geral de toda a América Latina. 

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do link: https://www.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

“A consolidação deste evento, que mostra com inegável clareza o diferencial de sustentabilidade das embalagens de fibras celulósicas, é inegável. A quantidade de participantes nacionais e internacionais nos três webinars anteriores, os palestrantes de alto nível que convidamos este ano e as empresas que representam, comprovam que estamos no caminho certo. Temos que persistir na busca de soluções sustentáveis para embalagens e o papel se apresenta como o candidato ideal para esse desafio”, completa Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil. 

Além dos painéis, cada um dos patrocinadores terá dez minutos para apresentar seus cases aos expectadores. Para esta edição, Forest Paper, Ibema, Papirus e WestRock contarão sobre sua atuação sustentável e soluções inovadoras.

O evento contará ainda com uma rede importante de apoiadores institucionais do Brasil, sendo eles: ABAF, ABFLEXO, ABHIPEC, ABIEA, ABIGRAF, ABRO, ABTCP, AFEIGRAF, ANDIPA, Conecta Verde, Embalagem e Marca, Embanews, FSC, Ondas Impressas, PEFC, Popai, Propmark, Escola Senai Theobaldo de Nigris

Além de importante apoio institucional na América Latina, incluindo: ACOTEPAC, AFCP, AGUDI, AIGU, ALADI, ASIMPRES, ASOINGRAF, CANAGRAF, CONLATINGRAF, EL Papel, Grafilia, La Prensa, Pack Peru Expo, Print Pack, Print News.

Serviço

Webinar “Embalagem de papel, a escolha Natural – A busca por sustentabilidade e o design circular”

Quando: 27/06

Horário: das 10h00 às 12h00

Onde: Via plataforma Zoom

Link para o evento:  https://www.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

Últimas Notícias

Quem é a Lenzing? Como ela impulsionará a participação da Suzano no mercado de fibras têxteis?

Suzano expande no mercado de celulose têxtil com aquisição de 15% da Lenzing e nova unidade de produção da Woodspin para fibras sustentáveis

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades