As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Produção de nanolignina via moagem de fricção ultrafina no CNPEM: Oportunidade de bolsa de iniciação científica

Bolsista em produção de nanolignina irá atuar presencialmente, no campus do CNPEM, em Campinas; bolsa terá duração de 24 meses

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece uma vaga de bolsa de iniciação científica no âmbito do Projeto “Produção de nanolignina via moagem de fricção ultrafina: impacto da modificação química nas nanoestruturas”.

O projeto será realizado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM, sob supervisão da pesquisadora Rubia Figueredo Gouveia.

Notícia continua após o anúncio

A bolsa está vinculada a um projeto que tem por objetivo investigar a viabilidade técnica e econômica da produção de nanolignina a partir de lignina alcalina utilizando processos de moagem de fricção ultrafina (MFU). O candidato aprovado atuará na avaliação da influência do grau de acetilação na eficiência da MFU e na avaliação da viabilidade econômica da produção de nanolignina, visando possibilidades de escalonamento.

Requisitos do candidato

  • Graduação em andamento nas áreas de química, engenharias (química e materiais) ou áreas afins;
  • Desejável experiência prévia com extração de biomassa;
  • Desejável conhecimento em técnicas de caracterização de biomassa;
  • Inglês intermediário.

Como se inscrever

Candidatos interessados na bolsa devem enviar currículo Lattes e carta de apresentação, explicando o interesse na vaga, além de um breve resumo da experiência relevante (máximo de duas páginas). As informações devem ser transmitidas para [email protected] até o dia 30 de junho de 2025.

Sobre a modalidade da bolsa

A bolsa ofertada nessa oportunidade é referente à modalidade Iniciação Científica (IC) da FAPESP. Para mais informações sobre a modalidade, valores e benefícios, consulte o site da FAPESP em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País.

O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: CNPEM

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades