As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Participe das Atividades Técnicas

Acervo Técnico

Obtenha acesso ao nosso acervo exclusivo

A ABTCP possui um Acervo Técnico Digital para pesquisa sobre assuntos relacionados ao universo da celulose e do papel – nacional e internacional, incluindo as publicações técnicas ABTCP, como revistas, papers de eventos e apostilas de cursos, bem como anais de congressos para download.

Calendário de Parada Geral

Melhor planejamento para fornecedores

O calendário de Paradas Gerais de Fábricas do setor é compilado pela Comissão Técnica de Manutenção (COMAN). Ele é atualizado periodicamente para informar o período de parada para manutenção das empresas, auxiliando no planejamento dos fornecedores neste processo. As áreas envolvidas são: linha de fibras, recuperação e utilidades, secagem e matéria-prima.

Comissões Técnicas

Intercâmbio de experiências que promovem soluções e oportunidades

As Comissões Técnicas da ABTCP são fóruns que atuam no setor de celulose e papel com o objetivo de propor soluções de problemas, gerar oportunidades de melhoria e promover discussões técnicas, através do intercâmbio de experiências. Nas reuniões on-line e presenciais são identificados os temas mais relevantes para a realização de projetos, pesquisa, indicadores setoriais, eventos, publicações técnicas, cursos e demandas para normalização.

Mesas Redondas

Debates com foco em celulose e papel

A mesa-redonda é uma forma de organização de debates e intercâmbio de informações entre líderes e especialistas do setor de base florestal com foco em celulose e papel para tratar de temas estratégicos.

Normalização

Elaboração e revisão de normas técnicas

A ABTCP é a responsável pela Secretaria do CB 29 – Comitê Brasileiro de Celulose e Papel - da ABNT desde 1995. A partir dos trabalhos deste Comitê, a Associação elabora e revisa as normas técnicas do setor de celulose e papel brasileiro, além de representar o País no Comitê Setorial Mercosul de Normalização de Celulose e Papel e no TC 6 – Comitê Técnico da ISO de Celulose e Papel.