As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participa da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá

Geraldo Alckmin participou da reunião do Conselho da Ibá, discutindo a MP 1227/24, reforma tributária e ações na Europa para a indústria de árvores

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi o convidado da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) realizada hoje (11/06). Ele foi recebido por um quórum de quase 100 participantes do setor que planta árvores para fins industriais, representados por Paulo Hartung, presidente da Ibá; Embaixador José Carlos da Fonseca Jr, presidente da Empapel; e Maria Clara Assis, sócia e Diretora de Bioeconomia da Lorinvest, na mesa diretora na sede da entidade; e Antonio Joaquim, presidente do Conselho Deliberativo, remotamente.

Paulo Hartung agradeceu a presença do vice-presidente e a sua valiosa participação no processo que culminou na sanção da Lei nº 14.876/24. Antonio Joaquim reconheceu a dedicação de Alckmin aos debates tendo em vista ampliar a competitividade da indústria brasileira.

Em sua fala, Alckmin destacou a relevância da indústria de árvores cultivadas, como vetor social, gerador de emprego e renda, além de motor de desenvolvimento, com exportações crescentes. Ele também reforçou o diferencial sustentável do segmento, que, segundo ele, “do ponto de vista ecológico, da sustentabilidade, fixa carbono, ajudando o meio ambiente e o mundo”, afirmou.

Entre os esforços para impulsionar uma indústria brasileira competitiva e moderna e o desenvolvimento econômico e social brasileiro, o MDIC está trabalhando para remover obstáculos e criar um ambiente seguro para as empresas brasileiras conquistarem mais mercados internacionais.

Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas formas de incentivar pesquisa, desenvolvimento e inovação; trabalho forte para a digitalização, em parceria com SENAI, SEBRAE e BNDES; renovação do parque fabril, com estímulo à troca de máquinas e equipamentos, dentre outros temas.

Além da indústria moderna e competitiva, Alckmin sinalizou a relevância de fortalecer uma indústria verde e sustentável. “Preservar a floresta Amazônica, recuperá-la com o Fundo do Clima e outros recursos, e promover a descarbonização. Aí vocês são os campeões na fixação do carbono no solo, de ajudar o meio ambiente e de combater as mudanças climáticas”, disse Alckmin referindo-se ao setor de árvores cultivadas para fins industriais.

Notícia continua após o anúncio
Evento teve quórum de quase 100 participantes do setor que planta árvores para fins industriais


Após a exposição do convidado especial, foram suscitadas questões de especial interesse para o setor. Nesse sentido, dentre outros assuntos, foi mencionada a preocupação do setor com o impacto que a MP 1227/24 pode acarretar para um setor fortemente exportador como o nosso; a postulação de aperfeiçoamento na Resolução 5118/24, pela qual o CMN definiu regras aplicáveis à emissão de CRA, sem explicitar um tratamento mais adequado à dimensão agro de nosso setor; a importância da interlocução com o MDIC e outros Ministérios quanto à cadeia de reciclagem como parte da economia circular.

O vice-presidente da República, que estava acompanhado da Secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, tomou nota das questões levantadas, comprometendo-se a lhes dar atenção, antecipando que, sobre a MP 1277, está convencido de que será encontrado o melhor equacionamento para a matéria.

No seguimento da reunião, e dentro da pauta da entidade, foram apresentadas recentes ações na Europa, que incluem a participação do Embaixador José Carlos Fonseca no Fórum do Eucalipto (Lisboa), a convite da Navigator, e na DRUPA (Dusseldorf); de Camilla Marangon ao PEFC Forest Forum (Paris); e de Adriano Scarpa no SB60 UNFCCC, preparatória da COO 29, que segue em Bonn.

Também foi abordada a reforma tributária, com apresentação dos principais pontos de atenção para o setor. Paulo Hartung também deu as boas vindas ao novo diretor-geral da CMPC Brasil, Antonio Lacerda, e, por fim, relatou recente visita à Blendpaper, no estado de São Paulo, e à Arauco, no Paraná.

Fonte> Ibá

Últimas Notícias

Quem é a Lenzing? Como ela impulsionará a participação da Suzano no mercado de fibras têxteis?

Suzano expande no mercado de celulose têxtil com aquisição de 15% da Lenzing e nova unidade de produção da Woodspin para fibras sustentáveis

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades