As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participa da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá

Geraldo Alckmin participou da reunião do Conselho da Ibá, discutindo a MP 1227/24, reforma tributária e ações na Europa para a indústria de árvores

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi o convidado da reunião do Conselho Deliberativo da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) realizada hoje (11/06). Ele foi recebido por um quórum de quase 100 participantes do setor que planta árvores para fins industriais, representados por Paulo Hartung, presidente da Ibá; Embaixador José Carlos da Fonseca Jr, presidente da Empapel; e Maria Clara Assis, sócia e Diretora de Bioeconomia da Lorinvest, na mesa diretora na sede da entidade; e Antonio Joaquim, presidente do Conselho Deliberativo, remotamente.

Paulo Hartung agradeceu a presença do vice-presidente e a sua valiosa participação no processo que culminou na sanção da Lei nº 14.876/24. Antonio Joaquim reconheceu a dedicação de Alckmin aos debates tendo em vista ampliar a competitividade da indústria brasileira.

Em sua fala, Alckmin destacou a relevância da indústria de árvores cultivadas, como vetor social, gerador de emprego e renda, além de motor de desenvolvimento, com exportações crescentes. Ele também reforçou o diferencial sustentável do segmento, que, segundo ele, “do ponto de vista ecológico, da sustentabilidade, fixa carbono, ajudando o meio ambiente e o mundo”, afirmou.

Entre os esforços para impulsionar uma indústria brasileira competitiva e moderna e o desenvolvimento econômico e social brasileiro, o MDIC está trabalhando para remover obstáculos e criar um ambiente seguro para as empresas brasileiras conquistarem mais mercados internacionais.

Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas formas de incentivar pesquisa, desenvolvimento e inovação; trabalho forte para a digitalização, em parceria com SENAI, SEBRAE e BNDES; renovação do parque fabril, com estímulo à troca de máquinas e equipamentos, dentre outros temas.

Além da indústria moderna e competitiva, Alckmin sinalizou a relevância de fortalecer uma indústria verde e sustentável. “Preservar a floresta Amazônica, recuperá-la com o Fundo do Clima e outros recursos, e promover a descarbonização. Aí vocês são os campeões na fixação do carbono no solo, de ajudar o meio ambiente e de combater as mudanças climáticas”, disse Alckmin referindo-se ao setor de árvores cultivadas para fins industriais.

Notícia continua após o anúncio
Evento teve quórum de quase 100 participantes do setor que planta árvores para fins industriais


Após a exposição do convidado especial, foram suscitadas questões de especial interesse para o setor. Nesse sentido, dentre outros assuntos, foi mencionada a preocupação do setor com o impacto que a MP 1227/24 pode acarretar para um setor fortemente exportador como o nosso; a postulação de aperfeiçoamento na Resolução 5118/24, pela qual o CMN definiu regras aplicáveis à emissão de CRA, sem explicitar um tratamento mais adequado à dimensão agro de nosso setor; a importância da interlocução com o MDIC e outros Ministérios quanto à cadeia de reciclagem como parte da economia circular.

O vice-presidente da República, que estava acompanhado da Secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, tomou nota das questões levantadas, comprometendo-se a lhes dar atenção, antecipando que, sobre a MP 1277, está convencido de que será encontrado o melhor equacionamento para a matéria.

No seguimento da reunião, e dentro da pauta da entidade, foram apresentadas recentes ações na Europa, que incluem a participação do Embaixador José Carlos Fonseca no Fórum do Eucalipto (Lisboa), a convite da Navigator, e na DRUPA (Dusseldorf); de Camilla Marangon ao PEFC Forest Forum (Paris); e de Adriano Scarpa no SB60 UNFCCC, preparatória da COO 29, que segue em Bonn.

Também foi abordada a reforma tributária, com apresentação dos principais pontos de atenção para o setor. Paulo Hartung também deu as boas vindas ao novo diretor-geral da CMPC Brasil, Antonio Lacerda, e, por fim, relatou recente visita à Blendpaper, no estado de São Paulo, e à Arauco, no Paraná.

Fonte> Ibá

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades