As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU

Com uma iniciativa movida pela inovação, inclusão e busca por direitos iguais, a INCAPE – Papéis Especiais formou sua primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras” neste ano, tendo a grata satisfação de promover qualificação e entregar certificados a 11 mulheres que, mais do que participar das aulas, se dispuseram a buscar conhecimento e fazer a diferença.

Notícia continua após o anúncio

Além de ser a única empresa, na América Latina, especializada na produção de papel maculatura para o mercado tissue, um setor que exige cada vez mais inovação e atenção aos detalhes, a INCAPE faz questão de ir além, promovendo evolução, conhecimento e desenvolvimento de pessoas e, nesse caso em específico, das mulheres.

Mais um passo rumo à Igualdade de Gênero

O que nasceu como um desejo de quebrar paradigmas e fazer a diferença, por meio da inclusão, se tornou realidade quando a diretora administrativa da empresa, Joseidy Gomes de Oliveira, junto ao setor de Recursos Humanos, desenvolveu o projeto “Mulheres Papeleiras”.

“Tudo isso que enxergamos hoje, como novidade e avanço, de fato o são. Temas tão importantes como a inclusão, os direitos de igualdade e a aceitação da capacidade e do impacto positivo da mulher no mercado de trabalho, independente do segmento, precisam ser discutidos e aprofundados. Por isso estamos desenvolvendo políticas voltadas à Igualdade de Gênero na INCAPE, auxiliando-as na conquista de um espaço que, hoje, tem maior porcentagem de ocupação masculina”, afirma Joseidy.

INCAPE afirma seu compromisso com o Pacto Global da ONU

No ano de 2024, reforçando seu compromisso com a comunidade frente à responsabilidade social e ambiental, a INCAPE assinou o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando seu comprometimento com oito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são:

  • ODS 05 – Igualdade de Gênero;
  • ODS 06 – Água Potável e Saneamento;
  • ODS 08 – Trabalho Digno e Crescimento Econômico;
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades;
  • ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis;
  • ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
  • ODS 17 – Parcerias e Meios de Implantação.

Uma iniciativa que é sinônimo de evolução, um grande passo quando o assunto é geração de oportunidades, inclusão social, crescimento sustentável e transparente, e qualidade de vida.

Quebrando paradigmas

O projeto “Mulheres Papeleiras” foi inteiramente desenvolvido dentro desses compromissos, no qual as 11 participantes tiveram três módulos de aulas teóricas, aliadas à prática, que abordaram o manuseio e o conhecimento de operação da Caldeira, Rebobinadeira e Empilhadeira.

“Recentemente, contratamos a primeira mulher para o cargo de Operadora de Empilhadeira. Por meio do curso, realizamos mais uma contratação, para a função de Rebobinadeira, e uma terceira contratação, no setor de mecânica, reforçando nosso quadro de colaboradoras no setor fabril. Todas extremamente dedicadas e capacitadas. Queremos, pelo exemplo, inspirar outras empresas e segmentos a se envolver nessas causas e enxergar a inclusão com um olhar mais atento e humano, sem nunca deixar de lado as qualificações profissionais”, afirma Joseidy.

Ela evidencia, ainda, que há espaço para todas e todos os profissionais que atuam com foco na qualidade, comprometimento e dedicação ao processo.

Em breve, a empresa vai abrir sua segunda turma do curso, voltado às atuais colaboradoras e mulheres da comunidade de Benedito Novo e região. Mais um passo que evidencia o compromisso da INCAPE na jornada da igualdade de gênero, desafiando e quebrando paradigmas para a construção de um mundo que seja, de fato, melhor e mais justo para todos.

Últimas Notícias

Melhoramentos anuncia nova fábrica de embalagens sustentáveis em Minas Gerais

Melhoramentos construirá fábrica de embalagens sustentáveis com fibra de celulose, 100% compostáveis, em Minas Gerais. O investimento será de R$ 40 milhões

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades