Com uma iniciativa movida pela inovação, inclusão e busca por direitos iguais, a INCAPE – Papéis Especiais formou sua primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras” neste ano, tendo a grata satisfação de promover qualificação e entregar certificados a 11 mulheres que, mais do que participar das aulas, se dispuseram a buscar conhecimento e fazer a diferença.
Além de ser a única empresa, na América Latina, especializada na produção de papel maculatura para o mercado tissue, um setor que exige cada vez mais inovação e atenção aos detalhes, a INCAPE faz questão de ir além, promovendo evolução, conhecimento e desenvolvimento de pessoas e, nesse caso em específico, das mulheres.
Mais um passo rumo à Igualdade de Gênero
O que nasceu como um desejo de quebrar paradigmas e fazer a diferença, por meio da inclusão, se tornou realidade quando a diretora administrativa da empresa, Joseidy Gomes de Oliveira, junto ao setor de Recursos Humanos, desenvolveu o projeto “Mulheres Papeleiras”.
“Tudo isso que enxergamos hoje, como novidade e avanço, de fato o são. Temas tão importantes como a inclusão, os direitos de igualdade e a aceitação da capacidade e do impacto positivo da mulher no mercado de trabalho, independente do segmento, precisam ser discutidos e aprofundados. Por isso estamos desenvolvendo políticas voltadas à Igualdade de Gênero na INCAPE, auxiliando-as na conquista de um espaço que, hoje, tem maior porcentagem de ocupação masculina”, afirma Joseidy.
INCAPE afirma seu compromisso com o Pacto Global da ONU
No ano de 2024, reforçando seu compromisso com a comunidade frente à responsabilidade social e ambiental, a INCAPE assinou o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando seu comprometimento com oito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são:
- ODS 05 – Igualdade de Gênero;
- ODS 06 – Água Potável e Saneamento;
- ODS 08 – Trabalho Digno e Crescimento Econômico;
- ODS 10 – Redução das Desigualdades;
- ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis;
- ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;
- ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
- ODS 17 – Parcerias e Meios de Implantação.
Uma iniciativa que é sinônimo de evolução, um grande passo quando o assunto é geração de oportunidades, inclusão social, crescimento sustentável e transparente, e qualidade de vida.
Quebrando paradigmas
O projeto “Mulheres Papeleiras” foi inteiramente desenvolvido dentro desses compromissos, no qual as 11 participantes tiveram três módulos de aulas teóricas, aliadas à prática, que abordaram o manuseio e o conhecimento de operação da Caldeira, Rebobinadeira e Empilhadeira.
“Recentemente, contratamos a primeira mulher para o cargo de Operadora de Empilhadeira. Por meio do curso, realizamos mais uma contratação, para a função de Rebobinadeira, e uma terceira contratação, no setor de mecânica, reforçando nosso quadro de colaboradoras no setor fabril. Todas extremamente dedicadas e capacitadas. Queremos, pelo exemplo, inspirar outras empresas e segmentos a se envolver nessas causas e enxergar a inclusão com um olhar mais atento e humano, sem nunca deixar de lado as qualificações profissionais”, afirma Joseidy.
Ela evidencia, ainda, que há espaço para todas e todos os profissionais que atuam com foco na qualidade, comprometimento e dedicação ao processo.
Em breve, a empresa vai abrir sua segunda turma do curso, voltado às atuais colaboradoras e mulheres da comunidade de Benedito Novo e região. Mais um passo que evidencia o compromisso da INCAPE na jornada da igualdade de gênero, desafiando e quebrando paradigmas para a construção de um mundo que seja, de fato, melhor e mais justo para todos.