Após ter passado por investimentos e reformas, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), localizado no Paraná, atingiu um novo recorde no mês de maio, alcançando uma média de 70 mph (movimentos por hora). O resultado representa uma performance 130% superior à obtida no mesmo mês do ano passado, quando o TCP obteve média de 30 mph.
Entre os meses de janeiro e junho últimos, alguns dos produtos que contribuíram para essa produtividade foi o papel e a celulose embarcados pelo TCP. Juntos, os produtos representaram 21% do total de volume de exportação movimentado pelo terminal, sendo os principais clientes a Klabin, Ibema Cia Brasileira de Papel, Iguaçu Celulose e Manuli Fitasa.
Embora a movimentação do setor no porto seja representativa, um estudo da Bracelpa sobre desafios de logística do TCP cita a necessidade de restauração do acesso ferroviário até o porto, para reduzir o congestionamento enfrentado durante o transporte de cargas via eixos rodoviários centrais.
Expansão
Com capacidade atual de 1,2 milhão TEUs/ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o TCP é hoje o 3º maior terminal portuário de contêineres do Brasil. Para 2013, o terminal ampliará sua capacidade de movimentação para 1,5 milhão de TEUs/ano após a construção de seu 3º berço de atracação.