Irani e Quintessa selecionam 72 startups para 3ª edição
Notícia continua após o anúncio
do Irani Labs, totalmente voltado à temática ESG
> Em 2023, programa da companhia para conexão com projetos inovadores é norteado por cinco temáticas que geram impactos sociais positivos
> Propostas incluem soluções para gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores
Uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, a Irani, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, selecionou 72 startups para participarem da edição especial do Irani Labs — ESG. Deste grupo, até 12 startups terão a oportunidade de apresentar suas soluções à companhia. Ao longo de abril serão realizadas entrevistas individuais e, em maio, entre os dias 18 e 19, ocorre o Pitch Day, com 24 startups, sendo esta a fase final antes do anúncio das 12 vencedoras.
Após a etapa de refinamento e cocriação com a companhia, seis delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani, com perspectiva de escalarem posteriormente para ações maiores. O Irani Labs é um programa de inovação aberta da companhia criado em 2020 com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos. Nesse ano, no Irani Labs — Edição ESG, cinco temáticas nortearam a escolha das participantes: Resíduos, Mudanças Climáticas, Embalagens Sustentáveis, Diversidade e Comunidades do Entorno e Melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.
As startups participantes farão workshops com especialistas para refinar suas propostas, além de terem suporte individualizado da equipe Quintessa, e poderão se conectar com a Irani Ventures — veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa focado em investimentos em novas e promissoras ideias e empresas. O foco é que startups e Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor ou de codesenvolvimento de soluções.
“Estamos realizando uma edição bastante diferenciada, pelo foco total em sustentabilidade e pelo formato, com startups convidadas a partir de um banco de projetos já validados pelo Quintessa e seu reconhecido trabalho de estimular e alavancar projetos que fazem diferença na sociedade. Ou seja, projetos totalmente alinhados com nossas práticas e os compromissos ESG da Irani para o ciclo 2021-2030”, explica o diretor-presidente de Irani, Sérgio Ribas.
A conexão com essas startups que geram impacto socioambiental positivo também é uma forma de a Irani alcançar seus compromissos ESG mais rapidamente e de forma mais eficaz, valorizando a inovação aberta, um dos pilares estratégicos da empresa. No caso de soluções voltadas ao desenvolvimento comunitário, posteriormente poderão ser aplicadas nas comunidades do entorno das unidades da Irani em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
“A iniciativa gera valor para as duas partes: as startups podem implementar suas soluções, tendo a Irani como potencial cliente e parceira de negócios, e a Irani ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócio alinhada à agenda ESG, tendo as soluções já desenvolvidas pelas startups como aliadas. O Irani Labs é um ótimo exemplo de iniciativa que integra inovação e sustentabilidade de maneira estratégica, ainda mais por focar em agendas de novos negócios sustentáveis e portfólio de produtos da companhia”, acrescenta Anna de Souza Aranha, sócia-diretora do Quintessa.
O Irani Labs
É o programa de inovação aberta da companhia criado em 2020, com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos.
Desde o seu lançamento, o programa já contou com a realização de duas edições, tendo 227 startups inscritas e nove Provas de Conceito (PoC) concluídas.
Nas edições anteriores o Irani Labs teve como focos soluções inovadoras para gestão de resíduos, coleta e gestão de aparas, tecnologias florestais, novos materiais e barreiras, design de embalagem, customer experience, indústria 4.0, novos modelos de negócios, produtos e serviços.