Entre os dias 17 a 23 de abril, cinco estações do Metrô vão receber o projeto #CirculeUmLivro, realizado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa o setor de árvores cultivadas no País, em parceria com o Metrô de São Paulo. O projeto convida passageiros e passageiras a doarem um livro que já leram em uma das estações enquanto levam outro gratuitamente para casa, incentivando a circularidade e a leitura.
Na edição de 2023, a campanha também contará com programação cultural, incluindo apresentações, brincadeiras e contação de histórias, a fim de conscientizar sobre sustentabilidade e a conservação da biodiversidade brasileira. Lobo-guará, tamanduá-bandeira, sapo-martelo e o tucano-de-bico-amarelo são espécies que marcarão presença nas histórias e painéis instagramáveis presentes nas estações.
Os livros poderão ser trocados em totens instalados nas estações Tatuapé, Sé, República, Ana Rosa e São Mateus durante todo o período. Já a programação cultural ocorre nas estações República, Sé e Tatuapé nos dias 21, 22 e 23 (programação completa ao final).
Mais de 3.500 livros de diferentes gêneros foram doados pelas 18 editoras e entidades apoiadoras da ação e já estarão disponíveis para troca desde o início da campanha. Entre os exemplares doados, estão títulos como “X-Men: Azul”, “Elton John – A biografia”, “Lima Barreto – Crônicas para Jovens”, “Sem lógica para o amor” e “O Pequeno Príncipe”. A ação também se estenderá pelas mídias sociais, onde a Ibá convida todos a compartilharem suas experiências com a tag #CirculeUmLivro, marcando @iba_oficial.
Neste ano, com mais parcerias e atividades culturais acontecendo simultaneamente à troca de livros, a campanha foi ampliada para refletir a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para este fim, comumente em áreas antes degradadas.
“A campanha de 2022 foi um sucesso. Este ano temos um desafio que é ampliar o projeto e prover mais atividades para os passageiros do Metrô, criando um espaço de estímulo à leitura e à cultura. De modo a demonstrar que nós, como cidadãos, podemos contribuir com a economia circular por meio de nossas atitudes e escolhas. Optar por produtos sustentáveis, como um livro, que tem origem em árvores cultivadas para esse fim, são recicláveis e têm um pós-uso consolidado, auxilia na construção de uma economia verde, com proteção de florestas nativas e da biodiversidade”, destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.
Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
Ler em papel também ajuda mais a absorção de conhecimento. De acordo com o Relatório Anual Back-to-School do Paper and Packaging Board, que entrevistou alunos, pais e educadores, e o 2021 Campaign Impact Report Highlight, estudantes retêm mais informações ao ler em papel: 76% dizem se concentram melhor quando leem em papel; e 94% dos estudantes universitários dizem que o papel é essencial para ajudá-los a alcançar seus objetivos acadêmicos.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
21/04
República: mediação de leitura com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
Tatuapé: amarelinha sustentável com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
22/04
Sé: contação de histórias com Alcidéa Miguel e Gesiel de Oliveira (11:00 e 14:00)
República: mediação de leitura com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
Tatuapé: amarelinha sustentável com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
23/04
República: mediação de leitura com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
Tatuapé: amarelinha sustentável com o Coletivo Lasca de Lua – Arte e Educação (11:00 e 14:00)
APOIAM ESTA INICIATIVA
Mauricio de Sousa Produções (MSP), Two Sides, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Abigraf, Livros Para Todos, Grupo Editorial Scortecci, Maralto Edições, Editora Global, Editora Panini, Editora Nacional, Editora Melhoramentos, Editora Novatec, Gráfica Viena, Embalagens Santa Inês, Leograf, Grupo Editorial Pensamento, Blucher e Estação Liberdade.
SOBRE A IBÁ
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.
Site: https://iba.org/
Instagram: https://www.instagram.com/iba_oficial/
Facebook: https://web.facebook.com/industriabrasileiradearvores