Após sua reforma e início de operação em outubro de 2023, a PM4 na fábrica de papel de Viana da DS Smith alcançou a aceitação final. Com a reforma, houve um aumento anual na produção de 400.000 toneladas para 430.000 toneladas de kraftliner e top kraftliner de alto desempenho, a uma velocidade de projeto de 1.200 m/min. Essa melhoria reforça a eficiência geral da planta e fortalece ainda mais sua posição como líder de mercado no sul da Europa.
A reforma incluiu modificações na seção de tela, uma nova seção de prensas completamente instalada e melhoramentos na transferência e passagem de ponta entre as seções de prensas e de secagem. Adicionalmente, foram realizadas modernizações na preparação de massa. O escopo da seção de formação incluiu novos elementos de desaguamento, um cortador de bordas por jato de água de alta pressão da família Prevo e um rolo de sucção para a tela superior. Na seção de prensas, foi instalada uma nova prensa Tandem NipcoFlex equipada com mantas QualiFlex Crown e implementadas modificações na transferência e passagem de ponta na seção de secagem. Para a fase de start-up e otimização da PM4, foi fornecido um pacote abrangente de vestimentas, incluindo telas formadoras I-Series, feltros de prensagem Vector e Infinity e telas de secagem Jade, incluindo serviços e peças de reposição. Com o foco na segurança da máquina, a seção de prensas foi equipada adicionalmente com o sistema ProTect, que permite medições seguras e confiáveis do perfil do feltro.
Em combinação com os serviços e as peças de reposição da Voith, a reforma atingiu uma economia de vapor específica de 15%, com um aumento na produção e quase 90% menos quebras de papel devido ao desprendimento na seção de tela.
Impulsionados pela sustentabilidade, a reforma teve como objetivo aumentar a eficiência geral e a produção da máquina com menor consumo de energia – metas plenamente atingidas.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Os teores secos prometidos após a prensagem foram alcançados para todas as gramaturas, auxiliando no cumprimento de nossas metas de descarbonização ‘Now & Next’, ao reduzir o consumo de energia e produzir kraftliner de forma mais sustentável e eficiente”, afirmou Eduardo Fernandes, Gerente de Projetos da DS Smith. “Os resultados após a reforma falam por si só”, afirma Philip Schnellinger, Gerente de Tecnologia de Processos da Voith Paper. “Nossas soluções de linha completa estão causando o efeito desejado na eficiência geral da linha de processo e no consumo de recursos durante a produção. Esse sucesso foi possível graças à escolha do conceito adequado e à estreita e confiável cooperação entre as duas equipes.”