As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Quem teve a oportunidade de visitar a Expo Revestir, de 10 a 14 de março, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, saiu impressionado com novas tendências, cores, padrões e texturas, e pôde observar que a madeira, ou até a busca pela aparência de madeira, continua em alta consolidando-se como sinônimo de design e funcionalidade, mas especialmente pela sustentabilidade ao ser uma matéria-prima renovável. 

Notícia continua após o anúncio

Dentre as várias expositoras foi unânime perceber a preocupação dessas empresas com um processo produtivo equilibrado e atento às exigências do setor, ou seja, proveniente de florestas plantadas e certificadas. Mercado esse o qual a madeira tem fatia importante do mercado.

Atualmente, o Brasil ocupa a nona posição na produção de paineis de madeira, com  8,1 milhões de m³, conforme relatório da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores. A América do Norte segue como principal destino em 2023 para as exportações brasileiras de painéis de madeira, seguida pela América do Sul, que apresentou um crescimento de seis pontos percentuais comparado ao último ano. 

Para atender esse mercado, que está cada vez mais aquecido e exigente, as empresas trouxeram novidades para a Expo Revestir:

A Arauco, por exemplo, investiu em um  lançamento pra lá de sensorial, nomeado de Ritmos. A coleção tem a inspiração musical nos nomes dos padrões, uma inovação no setor que busca gerar maior conexão emocional com o consumidor. Além do material trazer um conforto térmico e melamina texturizada, são nove padrões para os painéis de MDF, que combinam inovação e versatilidade. A coleção apresenta quatro tons madeirados – Bossa Nova, Samba, Sertanejo e Tauari Clássico – e três cores sofisticadas – Jazz, Blues e Frevo, sendo estas duas últimas disponíveis na textura Matt e na exclusiva Dueto.

Imagem: Arauco

“A Arauco tem promovido cada vez mais produtos inovadores, demonstrando que seu uso vai além da fabricação de móveis. Em 2018, a empresa se tornou a primeira a apresentar painéis na Expo Revestir, introduzindo as melaminas na feira. Desde então, sua presença no evento tem consolidado a visão de que os painéis podem ser aplicados em paredes, tetos e envelopamento de ambientes, criando espaços sofisticados e modernos”, afirmou Flávio Verardi diretor comercial e de marketing.

Verardi explicou ainda que a Arauco investe fortemente na aproximação com especificadores e arquitetos, garantindo que seus produtos sejam reconhecidos como soluções completas para interiores contemporâneos.

No contexto do negócio, a madeira utilizada nos painéis reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, tornando os produtos uma escolha ecologicamente responsável para projetos de design. O setor de madeiras da Arauco é um negócio consolidado e apresenta um portfólio diversificado, incluindo vigas, VLT, madeira serrada, molduras, plywood, compensados e painéis.

“No Brasil, a empresa se posiciona entre três principais players do setor, variando conforme o canal de distribuição. Em painéis, a capacidade produtiva nacional é de 500 mil metros cúbicos de MDP e 1,5 milhão de metros cúbicos de MDF, totalizando cerca de 2 milhões de metros cúbicos. A Arauco tem investido na diversificação do portfólio, especialmente em molduras de MDF e outros produtos de madeira.  Cerca de 20% da produção brasileira é exportada para as Américas, embora a empresa também explore outros mercados”, aponta Mário José De Souza Neto, vice-presidente do negócio Madeiras da Arauco Brasil.

A Eucatex também impressionou pela quantidade de opções e variedades, mas principalmente pela coleção Essência Brasileira, inspirada nas florestas nacionais, em sua linha de MDFs. São três novos padrões, com estruturas homogêneas, veios fluidos e movimentos elegantes. São eles o Imbuia Caiapó, o Carvalho Brasileiro e o Tauari Amazônia. 

Fotos: Eucatex

Sobre a proposta que a madeira traz para o design de interiores, Andrea Krause, consultora de Marketing e Inovação do segmento Indústria Moveleira e Revenda Madeireira da Eucatex, explica que  a madeira tem esse olhar de acolhimento, especialmente após a pandemia, quando a casa se tornou o principal local de segurança e conforto. “A madeira se torna protagonista neste ano, com desenhos cada vez mais reais e acabamentos que reforçam a experiência sensorial e tátil do material. Um exemplo disso é o acabamento MDP BP Poro SuperMatt, exclusivo nas Américas. Patenteado pelo nosso fornecedor, ele oferece dois níveis de brilho e traz uma superfície mate, ainda mais mate, que confere à madeira uma aparência autêntica”, indicou.

Flávia Athayde Vibiano, gerente de Marketing e Produtos do segmento Construção Civil da Eucatex, destacou os lançamentos da empresa na feira, focando nos pisos laminados e LVT, além de soluções em madeira. Ela enfatizou a importância do evento para estreitar o relacionamento com arquitetos e especificadores, apresentando inovações como o piso laminado premiado no ano passado no Best in Show, que imita pedra e recebeu o prêmio de inovação. 

A Eucatex também oferece uma linha completa com divisórias, portas, kits, ripados, que ganhou novas opções, como Cinza Supremo, Louro Freijó e Carvalho Tropical, permitindo maior integração com os móveis, todos visando atender às necessidades do mercado de construção e decoração.

Outro destaque é a Guararapes, que está apresentando 11 novos padrões e uma nova textura. Entre os destaques está a linha Syncro Ash | Madeiras do Mundo, que traz uma textura natural de lâmina de Fresno, com sincronização profunda em ambos os lados do painel. A linha Áris ganha duas novas cores para 2025: Azul Marinho, de acabamento super fosco e toque aveludado, e Ametista, em tom marsala sofisticado.

Fotos: Guararapes

Para Everton Sobrinho, gerente de marketing da Guararapes, a expectativa pós-lançamento é bastante positiva. “Trouxemos novos produtos para revestimento e temos notado que arquitetos e designers têm se mostrado muito satisfeitos com as novidades apresentadas. Por isso, esperamos um ano dinâmico e acelerado, e já estamos preparados para atender à demanda que surgirá a partir de março, com todos os nossos parceiros lojistas, em função desses novos lançamentos que começam a chegar às lojas”, destacou.

Outros lançamentos incluem os MDFs Salerno, inspirado na Costa Amalfitana, Nogueira Rubi, de tons intensos entre vermelho e marrom, Nogueira Âmbar, remetendo ao dourado do entardecer, e Carvalho Capri, de estética refinada inspirada na arquitetura italiana. O MDF Metal Champagne, com brilho acetinado, complementa a linha em parceria com a Kohler, acompanhando tendências europeias.

Vale destacar também a Berneck, com um ciclo de lançamento bienal e a coleção Horizontes, Com nove padrões exclusivos – Parquet, Veneer, Tabasco, Tangará, Falésia, Latte, Gold, Plomo e Dust –, a linha amplia as possibilidades criativas para móveis e interiores, além da Textura Alumi, que agrega sofisticação com efeito metalizado  e de reforçar seu portfólio de mais de 70 padrões.

Roberto Sanchez, gerente comercial e de marketing da Berneck, pontua que o mercado está aquecido. “Falar do mercado de painéis hoje exige olhar um pouco para o passado. Estamos há cerca de 15 meses com o mercado demandado. Iniciamos 2024 muito bem, acima de 2023, especialmente após os acontecimentos no Rio Grande do Sul, o que consolidou as vendas e manteve as fábricas operando a capacidade máxima. Terminamos 2024 com bons volumes e entramos em 2025 com um começo consolidado, e já estamos com a carteira de pedidos para março, mantendo uma expectativa positiva”, comentou.

Também marcaram presença no evento a empresa Flora, a única indústria de MDF da região Amazônica e as demais empresas Durafloor, que destacou o padrão Nagoya, da linha Nature, nesta edição do evento; e as empresas Akafloor | Akaflex, a Asper Revestimentos, a Fibraplac Painéis de Madeira, a Greenplac, a Ruffino Acabamentos, e a Placas do Brasil.

Expo Revestir: Em sua 23a edição, o evento foi realizado no São Paulo Expo, de 10 a 14 de março, em São Paulo. Estiveram reunidas mais de 300 marcas expositoras, ocupando seis pavilhões e uma área total de 65 mil metros quadrados. 
Fonte: Relatório Ibá 2024

Últimas Notícias

ABTCP prepara 57.º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Pessoas e biocombustíveis pautam programação do congresso internacional de celulose e papel com caminhos estratégicos para o setor de árvores cultivadas

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Integrada ao Microsoft Teams, a solução de IA generativa fornece informações imediatas, agiliza decisões e otimiza o trabalho de áreas de operações e engenharia

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades