As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Faturamento industrial sobe 4,7% no 1º trimestre do ano, aponta CNI

Avanço é de 10,8% em relação ao mesmo período de 2024. Horas trabalhadas na produção e emprego também tiveram trimestre positivo. Por outro lado, massa salarial e rendimento médio recuaram

O faturamento real da indústria subiu 4,7% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao quarto trimestre do ano passado, revelam os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado positivo ocorre mesmo após o faturamento das empresas do setor cair 2,4% em março. Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, o indicador cresceu 10,8%.

Em março, as horas trabalhadas na produção caíram 1,6%. A queda reverteu a maior parte da alta observada em fevereiro, de 1,9%. Ainda assim, o indicador encerrou o primeiro trimestre 1,1% acima do patamar registrado no quarto trimestre de 2024 e 4,2% acima do resultado do primeiro trimestre do mesmo ano.

Notícia continua após o anúncio

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) seguiu estável. Assim como em fevereiro, a UCI não mudou em março. Permanece em 78,9%, considerando a série livre de efeitos sazonais. A UCI média do primeiro trimestre é 0,1 ponto percentual inferior à média do trimestre anterior e está 0,6 ponto percentual aquém do primeiro trimestre do ano passado.

Para Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a estagnação da UCI pode ter relação com queda na demanda por produtos industriais. “Isso caracteriza uma perda do dinamismo, que a gente vem observando desde o fim do ano passado. Esse movimento também pode se verificar no recuo do faturamento e da produção de março.”

Emprego sobe, mas massa salarial e rendimento diminuem

Segundo o levantamento, o emprego industrial registrou estabilidade em março. Nos dois primeiros meses do ano, os postos de trabalho haviam crescido 0,4%. Com isso, o indicador encerrou o primeiro trimestre de 2025 com alta de 0,8% frente ao trimestre imediatamente anterior. Em relação aos três primeiros meses de 2024, a alta foi de 2,7%.

“O emprego industrial vinha de uma sequência de 17 meses de crescimento ininterrupto, com variações pequenas, mas consistentes. Nos dois primeiros meses, o ritmo de crescimento do emprego foi significativo e, agora, está estável. No entanto, ainda é cedo para apontar se é o fim desse longo ciclo ou se ele vai se repetir nos próximos meses, mas fica o alerta, sobretudo quando analisadas outras variáveis que, em sua maioria, foram negativas na passagem de fevereiro para março”, avalia o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Por outro lado, a massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores da indústria fecharam os três primeiros meses do ano em queda. Após cair 2,8% em março, a massa salarial consolidou recuo de 1,9% no primeiro trimestre, em relação aos três meses anteriores.

Já o rendimento médio diminuiu 2,6% na passagem de fevereiro para março. Foi o quarto mês consecutivo de queda do indicador. Na comparação do primeiro trimestre de 2025 com o último trimestre de 2024, o rendimento médio real caiu 3,1%. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2024, a queda foi de 3,9%.

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades