c em projeto de construção da primeira fábrica de celulose do Paraguai
Compromissos de capital de famílias investidoras europeias e paraguaias já foram completados
Viena e Assunção, 25 de julho de 2022. A Heinzel Holding GmbH e a Paracel S.A. anunciam que a Heinzel firmou um acordo de investimento para tornar-se o investidor de capital estratégico da Paracel em um projeto de florestamento e da primeira fábrica de celulose no Paraguai. A Paracel já recebeu compromissos de capital de um grupo de famílias empresárias paraguaias e europeias, e, agora, o investimento da Heinzel completa o capital estratégico necessário para o projeto, que ficará com 25% das ações da Paracel na conclusão do projeto.
A Paracel planeja produzir 1,8 milhão de toneladas métricas de celulose de eucalipto por ano em Concepción, no norte do Paraguai, com ativos florestais de mais de 180.000 hectares de terras de propriedade da empresa. Desde o início do projeto, no final de 2018, a iniciativa pioneira já passou por importantes marcos: a Paracel já plantou mais de 16.000 hectares de floresta, concluiu o projeto da fábrica de celulose, recebeu o alvará de construção e obteve as licenciamentos socioambientais necessários ao empreendimento. Importantes obras de terraplanagem no local da usina já começaram e foram iniciados os programas sociais e projetos de conservação de florestas nativas. Como um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, também completou a documentação do efeito de sequestro de carbono do plantio de mais de cem milhões de árvores.
Com sede em Viena, Áustria, a Heinzel Group é líder em crescimento na indústria de papel e celulose, com unidades de produção na Áustria, Alemanha e Estônia, e uma rede global de vendas especializada em mercados emergentes. “Estamos entusiasmados em participar deste projeto inovador para a produção florestal e de celulose sustentável no Paraguai”, afirma Sebastian Heinzel, CEO da Heinzel Group. “A Paracel não entregará apenas os produtos à base de fibra do futuro. Ela já está participando da luta contra o aquecimento global e trabalhando ativamente no aumento da biodiversidade na região. Contribuiremos com nossa experiência industrial e nossa experiência de longo mercados de celulose para tornar este projeto bem-sucedido.”
Com esse aporte, a Heinzel junta-se a um grupo de famílias empresárias paraguaias lideradas pelo Grupo Zapag, fundador e maior acionista da Paracel. “Não poderíamos ter encontrado melhor parceiro do que a Heinzel, para concretizar essa visão para o futuro do Paraguai”, diz Blas Zapag, presidente do Grupo Zapag. Per Olofsson, representando o cofundador da Paracel e desenvolvedor de projetos Girindus Group da Suécia, acrescenta: “Agora estamos prontos para levar a Paracel ao próximo nível. A Heinzel completa a equipe de profissionais experientes que estamos construindo.”
Sobre a Heinzel Group
Sobre o GRUPO HEINZEL
Em quatro localidades na Europa, a Heinzel Group produz celulose de mercado, papel de embalagem e papel para revistas, e comercializa celulose, papel, fibra reciclada e soluções para embalagens. Com suas empresas de produção Zellstoff Pöls, Laakirchen Papier, Raubling Papier e Estonian Cell, a Hienzem é um dos mais importantes produtores de celulose e papel da Europa Central e Oriental. Suas três empresas comerciais — heinzelsales, Europapier e Bunzl&Biach — respondem de forma flexível às diversas necessidades dos clientes internacionais. O sucesso do grupo baseia-se no seu espírito empreendedor e na aposta em parcerias de longa data. A sustentabilidade é um ponto focal de todas as atividades da Heinzel Group.
Soubre o Grupo Zapag
O Grupo Zapag é um conglomerado familiar paraguaio líder com foco principal no setor de distribuição de combustíveis, produção de etanol, logística fluvial e imobiliário. O Grupo atua no Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina com marcas como Copetrol, Petrobras Paraguai e Axion Uruguai.
Sobre o Girindus Group
O Grupo Girindus é uma empresa familiar sueca com um histórico de sucesso em investimentos florestais e desenvolvimento de projetos na indústria de celulose. Exemplos de investimentos da Girindus incluem Paracel, Renewcell AB e SilviPar.