As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

IPEL amplia equipe executiva

As mudanças fazem parte da estratégia da IPEL voltada para valorização do capital humano e para os próximos desafios de expansão

Com mais de 40 anos de história, cerca de 800 colaboradores e uma atuação nacional e internacional em expansão, a IPEL — indústria catarinense de papel tissue com sede em Indaial (SC) — anunciou recentemente a chegada de novos nomes para sua equipe executiva. Marcio Luiz Guse assumiu a Diretoria Financeira, Maicon Spada passou a comandar a área de Supply Chain e Logística, e Taís Brenner Oesterreich lidera agora o projeto Gente e Cultura IPEL, voltado à gestão de pessoas e cultura organizacional.

A chegada dos novos profissionais reforça o compromisso da empresa com uma gestão cada vez mais técnica, moderna e orientada para resultados sustentáveis, sem perder de vista os valores que fazem parte de sua origem. Fundada por dois sócios e com raízes familiares, a IPEL vem transformando seu modelo de gestão para dar sustentação à expansão, com foco na inovação e na excelência operacional.

Notícia continua após o anúncio

“Entendo que posso contribuir para o crescimento sustentável da IPEL, através da aplicação da minha experiência com foco no resultado, buscando identificar oportunidades de otimização e inovação, mas sempre olhando para os nossos clientes e o mercado”, afirma Marcio Luiz Guse, que traz na bagagem uma trajetória consolidada com mais de 25 anos de experiência nas áreas financeira, contábil e de controladoria, com passagens por grandes empresas como Dudalina, Restoque, Haco Etiquetas e Fortbras.

“O que me motivou a aceitar o desafio foi a oportunidade de contribuir com este projeto porque acredito que, com foco, trabalho em equipe e inovação, vamos construir alicerces para esta nova jornada de crescimento da IPEL”, pontua o executivo.

Na cadeia de suprimentos, Maicon Spada quer integrar eficiência, visão estratégica e experiência do cliente. “Meu foco estará na criação de uma estrutura de atendimento eficiente, capaz de acompanhar a agilidade do time comercial e garantir que essa velocidade se reflita no serviço prestado ao cliente final. Mais do que atender, precisamos aplicar genuinamente a visão do cliente no dia a dia da operação”, afirma.

Segundo ele, o dinamismo e a capacidade de adaptação da IPEL foram pontos decisivos para aceitar o convite. “As expectativas já estão bem definidas em um plano estratégico ambicioso, que tem como meta tornar a empresa referência em nível de serviço ao cliente. Nosso grande desafio agora é transformar esse plano em execução concreta, com foco, consistência e resultados”, comenta Spada.

Na área de gestão de pessoas, Taís Brenner Oesterreich chega com a missão de impulsionar a cultura organizacional e preparar a empresa para o futuro do trabalho. “Minha prioridade neste início é construir pontes sólidas entre pessoas, processos e o propósito da empresa. Na IPEL, isso significa atuar diretamente sobre a cultura organizacional, estimulando o protagonismo das lideranças e a coesão das equipes. A realidade atual da empresa, de transformação em seu modelo de negócios, exige uma abordagem moderna e ao mesmo tempo respeitosa com sua história”, afirma.

“Minha trajetória é marcada por transformar estruturas tradicionais de gestão de pessoas em sistemas estratégicos de alto impacto. Na IPEL, esse conhecimento é aplicado por meio de uma abordagem integrada: estamos estruturando políticas e práticas que alinham cultura organizacional, desenvolvimento de lideranças e gestão por performance — sempre com foco no futuro do trabalho e nas exigências de um mercado em rápida transformação”, pontua. 

Taís também soma mais de 25 anos de experiência em gestão de pessoas e é reconhecida por sua atuação na construção de culturas organizacionais sólidas e práticas modernas de desenvolvimento humano. 

Para o CEO da IPEL, Luciano de Liz Barboza, a chegada dos novos executivos representa um movimento importante na consolidação do modelo de gestão da companhia. “A IPEL tem orgulho da sua história e da cultura que construiu ao longo das últimas quatro décadas. Agora, ao reforçarmos nosso time com profissionais experientes e alinhados ao nosso propósito, damos mais um passo rumo à profissionalização da gestão, com foco em sustentabilidade, inovação e protagonismo no mercado”, comenta. 

Em janeiro deste ano, Flávio Leme — profissional com ampla experiência no mercado de tissue — somou-se à equipe executiva na diretoria comercial da IPEL, inicialmente com foco no segmento professional. A chegada do executivo reforçou a estratégia da empresa de ampliar sua presença no mercado e atender de forma ainda mais direcionada os diferentes perfis de clientes.

Sobre a IPEL

Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a IPEL é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com cerca de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.

Mais informações: www.ipelpapel.com.br

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades