As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

O papel das startups na indústria de C&P

Empresas apresentaram soluções como a aplicação de gêmeos digitais, tecnologias diferenciadas para extração de resíduos da construção civil em celulose kraft e uso de fibras alternativas para embalagens

Digitalização, economia circular e sustentabilidade foram os três temas centrais da Arena de Inovação, que ocorreu de 1 a 3 de outubro durante o 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel. A iniciativa é da Rede de Inovação da ABTCP e tem por objetivo conectar startups e grandes empresas, promovendo discussões e apresentando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela indústria.

Notícia continua após o anúncio

A proposta está alinhada a uma das diretrizes do planejamento estratégico da ABTCP, cujo objetivo é criar e fortalecer um hub de inovação que envolva todos os players da indústria de árvores cultivadas, independentemente do segmento ou porte.

Segundo Durval Garcia Jr., membro do conselho executivo da ABTCP, que orientou todos os trabalhos de preparação, “a aproximação do setor ao ecossistema de startups para promover a inovação vem sendo formatada em um grupo de trabalho específico dentro do conselho desde o ano passado, o Comitê de Inovação”.

Para chegarmos ao formato final da Arena de Inovação, foram necessárias várias etapas prévias com o objetivo de criar o engajamento das empresas do setor antes do lançamento dos desafios. “Os desafios foram construídos após escutarmos todos os comitês técnicos da associação e agruparmos as necessidades em três desafios que estivessem alinhados com o tema do congresso deste ano”, acrescenta Garcia Jr. ao explicar a metodologia.

Umberto Cinque, head técnico da ABTCP, destacou que essa ação dá continuidade ao trabalho iniciado em 2018, promovendo inovação em áreas como Celulose, Papel, Meio Ambiente, Biorrefinaria, entre outras, com o apoio das Comissões Técnicas da ABTCP.

“Os temas são transversais dentro das iniciativas empresariais de inovação. A transformação digital é um instrumento valioso para a efetivação das medidas de economia circular, com eficácia operacional e qualidade dos subprodutos gerados pelo uso racional dos resíduos industriais. O tema sustentabilidade tem em seu pilar de proteção ao meio ambiente todos os aspectos inovadores de ecoeficiência, ou seja, o uso racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis para a produção de produtos com menor perda ao meio ambiente. No foco da Arena de Inovação, essas perdas derivam da utilização dos resíduos como fonte de matéria-prima para novos produtos”, explicou Cinque.

Dessa forma, a dinâmica do evento propôs que, a cada dia, as empresas do setor, por meio de representantes convidados, apresentassem o contexto do setor de papel e celulose diante de tais questões e, na sequência, as empresas inscritas expusessem suas propostas.

“Como resultado, tivemos debates enriquecedores durante os três dias da Arena. A ABTCP, com sua capacidade de criar conexões, reuniu em um ambiente instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs), empresas do setor, startups e a academia. O nosso setor tem buscado a inovação e excelência da eficiência produtiva, e nós, do Comitê de Inovação da ABTCP, continuaremos fortalecendo um ambiente colaborativo para executarmos futuros projetos de inovação”, disse Rayana Reis, da área de Inteligência Setorial e integrante do Comitê de Inovação da Associação.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DA EDIÇÃO DE COBERTURA

Últimas Notícias

ForesToken: a revolução da tokenização na cadeia florestal e o potencial de um mercado de US$ 50 bilhões

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025, startup busca estruturar a negociação de madeira por meio da digitalização e geointeligência

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades