As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Papel toalha ou secador de ar quente?

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, saiba qual a melhor opção - Data busca conscientizar pessoas sobre saúde e a importância da lavagem de mãos; papel toalha está entre os métodos mais higiênicos de secagem

A higiene correta é uma das formas mais eficazes de evitar proliferação de doenças, tanto que é tema de campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 05 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, promovendo a importância de manter uma rotina correta de higiene. O Ministério da Saúde recomenda em seu site lavar bem as mãos (incluindo dedos, unhas, pulso, palma e dorso) com água e sabão, e dá preferência para secagem com toalhas de papel.

Notícia continua após o anúncio

Especialmente em locais públicos, é possível notar duas formas mais comuns de secagem de mãos disponíveis: as toalhas de papel e os secadores de ar quente. Pesquisas científicas recorrentes são realizadas para aprovar qual é a forma mais higiênica de secar as mãos. Uma pesquisa desenvolvida por três instituições europeias em 2018 (a Universidade de Leeds no Reino Unido, o Hospital Saint-Antoine de Paris na França, e a Universidade de Udine na Itália) revelou que dispositivos de ar acaba dispersando altas quantidades de bactéria no ambiente. As bactérias que não são eliminadas corretamente durante a lavagem, são atingidas pelos potentes jatos e as espalham, criando novos focos de contaminação.

Assim, o uso de papel toalha torna-se opção viável, ao absorver a água e os micróbios que ainda possam ter permanecido nas mãos. Áreas de grande circulação como shoppings e restaurantes, além de ambientes hospitalares, podem se beneficiar do uso das toalhas de papel para diminuir esses riscos. Tecnologias são desenvolvidas para melhorar a qualidade dos papeis, caso da tecnologia ponto a ponto da Ripz. A empresa de papeis de higiene produz folhas com essa especificidade.

“As folhas são unidas com precisão pelos pontos criando bolhas de ar entre elas, aumentando absorção e resistência”, afirma Rafael Ripz, diretor executivo da Ripz.

A empresa tem um processo de produção todo automatizado, sem contato manual. “Essa tecnologia de papel interfolhado permite que seja liberada uma folha por vez, evitando contato direto das mãos com outras folhas, reduzindo risco de contaminação cruzada”, acrescenta Rafael Rieper. A contaminação cruzada é um problema ainda maior em cozinhas, por exemplo, o que pode ser evitado com o uso da toalha de papel. Com vantagens sobre o uso de ar quente e aprimoramento da produção, os papeis-toalha ainda apresentam vantagem no combate à proliferação de doenças, ganhando papel fundamental na conscientização da higiene adequada das mãos.

Fonte: Ripz

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades