Os estudos preliminares que resultaram no estabelecimento do sistema métrico decimal são de fins do século XVIII, cabendo à França a iniciativa da ideia de relacionar medidas a grandezas invariáveis e de caráter universal, pois,
até então, a situação reinante no terreno de pesos e medidas era em toda parte um verdadeiro caos, coexistindo inúmeros “sistemas” de unidades precariamente definidas e limitadas a usos regionais. Pode-se imaginar as dificuldades que esse caos trazia nas transações comerciais entre países e mesmo internamente a cada país.
Em 22 de agosto de 1814 o rei de Portugal aprovou um plano de reforma que consistia em adotar o sistema métrico francês (depois denominado apenas sistema métrico decimal), o que foi estendido às Colônias de Portugal, entre elas o Brasil, que tinha seus pesos e medidas regulados pela legislação portuguesa(1).
Com o advento da independência do Brasil em 1822, por um largo período o sistema legal de medidas no Brasil não se acha claramente definido.
Entretanto, é de se presumir que o sistema em vigor fosse ainda o antigo sistema português, considerando o atraso e as dificuldades de comunicação e de difusão da própria época. Assim, é fácil imaginar a confusa e absoluta falta de uniformidade que deviam reinar em matéria de pesos e medidas, embora a partir de 1828(2) surgirem as primeiras leis e decretos com o objetivo de regulamentar o sistema de pesos e medidas.
Leia mais no PDF