A Valmet anunciou seu projeto para expandir sua capacidade de produção de tecidos filtrantes na América do Sul. Atualmente, a empresa detém 90% do market share em tecidos filtrantes para o setor de papel e celulose, com seus filtros sendo aplicados em uma área crítica do processo de produção: a caustificação, além de atender a crescente demanda nas indústrias de mineração na região. A obra será realizada sob o modelo Build to Suit (BTS) e exigirá um investimento aproximado de 10 milhões de euros.
A empresa busca consolidar e expandir ainda mais sua posição no mercado sul-americano com essa iniciativa, conforme Felipe Floriani, diretor de Serviços da Valmet na América do Sul. “O investimento fortalecerá a posição da empresa na região, garantindo prazos de entrega mais curtos e assegurando a capacidade de fornecer tecidos filtrantes confiáveis e otimizados para os processos de filtração dos clientes nos próximos anos”, disse.
As obras terão início no segundo trimestre deste ano e têm previsão de conclusão até o primeiro trimestre de 2025. A nova unidade de produção será construída em Belo Horizonte (MG) e será realizada sob o modelo Build to Suit (BTS).
Esta expansão triplicará o tamanho da instalação, aumentando de 4 mil m2 para 12 mil m2 . Além disso, trata-se de um investimento a longo prazo com duração de cinco anos, indo até 2030, com planos de aumentar o quadro de funcionários de 100 colaboradores para 260 até essa data.
Jarkko Syrjälä, diretor de Filtração da Valmet, destaca que o investimento inclui não apenas a construção da nova unidade, mas também a relocação do escritório atual, aquisição de novos maquinários e melhorias na eficiência energética, com foco na redução de emissões. Essas medidas visam não apenas atender à demanda crescente, mas também desenvolver serviços sustentáveis próximos aos clientes.
A Valmet é reconhecida mundialmente como um dos principais fornecedores de tecidos filtrantes e têxteis industriais. Sua ampla gama de produtos atende às necessidades de diversas indústrias, incluindo mineração, química, papel e celulose, e lavanderia, além de uma variedade de aplicações de filtração a seco.
Com informações da Valmet