As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Veracel promove 19º Encontro da Rede de Percepção de Odor

Grupo com 26 voluntários existe desde 2005 para reportar percepções de odor características do processo de fabricação de celulose para a Veracel. Essa é uma parceria entre a empresa e moradores locais e faz parte do compromisso da Veracel com a qualidade de vida da população que vive em sua área de atuação

A Veracel Celulose promoveu no último sábado (16) uma nova edição do encontro de sua Rede de Percepção de Odor (RPO). Essa agenda é realizada anualmente com o objetivo de reciclar o treinamento dos voluntários para a percepção de odores e validar os registros ocorrências nas comunidades em 2023.

Notícia continua após o anúncio

A RPO existe desde 2005 e é formada por um grupo de 26 voluntários, que moram em cidades do entorno da fábrica da Veracel – Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Santa Maria Eterna, Eunápolis, Mundo Novo, Projeto Maravilha, Vera Cruz e Barrolândia. Esse grupo é treinado anualmente para identificar o odor característico do processo de fabricação de celulose e notificar a empresa caso haja algo fora do padrão.

Os voluntários podem usar um canal 0800 para comunicar as ocorrências à gestão da fábrica e qualificar o odor como forte ou fraco. É importante ressaltar que, mesmo no caso de odor, não há danos à saúde. “Temos a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem ao redor de nossas instalações, e a RPO é essencial para nos ajudar a entender se as nossas atividades industriais estão causando algum incômodo para elas”, comenta Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel. “Os registros de percepção de odor se tornaram indicadores de desempenho ambiental estratégico e, diariamente, os colaboradores da Veracel se empenham para eliminar qualquer ocorrência de percepção de odor na fábrica”.

Quando esse canal é acionado, a empresa dá início a um plano de ação para controlar o odor da forma mais rápida possível. “Ao recebermos qualquer tipo de reclamação, abrimos um procedimento de investigação e análise para a eliminação do problema. Além disso, temos um plano de manutenção preventiva rigoroso, para garantir uma baixíssima emissão de odor da fábrica”, detalha Tarciso. Segundo o coordenador, essas medidas posicionam a Veracel como uma das referências no controle de emissão de odor no setor de celulose. “Poucas empresas no país possuem uma rede de percepção de odor como o nosso, marcado pela perenidade, com pessoas que se mantêm comprometidas por tantos anos”, complementa ele.

Resultados da Rede de Percepção de Odor

A 19ª edição do encontro mostrou que os resultados do monitoramento têm indicado uma importante evolução no controle de odor e dos padrões operacionais da fábrica. Em 2023 a empresa registrou apenas três ocorrências de odor nas comunidades. Para 2024, a Veracel manteve a meta de receber, no máximo, apenas três ocorrências – ainda não houve reclamação neste ano.

Relacionamento forte

O encontro deste ano trouxe um diferencial em relação aos anteriores: o local escolhido. Diferentemente das últimas edições, a do último sábado aconteceu no Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), um terminal de uso privado da Veracel para o escoamento da sua produção de celulose.

Essa escolha serviu como uma forma de estreitar ainda mais o relacionamento com o grupo de voluntários da RPO, que passaram a conhecer mais sobre as operações marítimas de escoamento de celulose e sobre as ações ambientais que a Veracel realiza no local, como a operação do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas, o único do extremo Sul da Bahia, cujas operações foram iniciadas em setembro do ano passado. Na oportunidade, a Veracel também promoveu uma palestra sobre autocuidado e saúde física e mental, incentivando o grupo, que apoia no cuidado às suas comunidades, a buscarem também o melhor para si no dia a dia.

Fonte: Veracel

Últimas Notícias

União Europeia aprova a fusão entre a Smurfit Kappa e a WestRock

Fusão entre Smurfit Kappa e WestRock é aprovada pela UE devido à sua posição limitada no mercado. Decisão tomada sob procedimento simplificado.

Ibá celebra 10 anos de conquistas em cerimônia em São Paulo

Evento de comemoração da Ibá contou com a presença dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Consultivo, Antonio Joaquim e Daniel Feffer, respectivamente

Maior volume, menor custo: já pensou em comprar suas bebidas em embalagens de papel?

Mercado de embalagens cresce com busca por alternativas sustentáveis. Bag in Box se destaca em bebidas como vinho e whisky, gerando economia e sustentabilidade

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades