A Klabin escolheu a tecnologia WEG para o fornecimento de produtos e soluções para sua nova unidade de celulose, em Ortigueira (PR). A expansão faz parte do projeto Puma, que fará a companhia dobrar a sua capacidade de produção até 2016.
A WEG é responsável pelo fornecimento de diversos produtos, que incluem a implantação da Subestação Principal, em regime turn-key, equipada com dois transformadores de Força 230/34,5kV com potência de 125MVA e dois transformadores de 15/34,5kV com potência de 210MVA para elevar a tensão dos turbo-geradores; Chaves Secionadoras de Alta Tensão; Motores de Alta Eficiência W22 Well IR3 Premium, W50, W60 e MGF; Transformadores a seco de Média Tensão com conjunto supressor de surto para proteção; Cubículos de Média Tensão em 6.6KV; Painéis CCM’s de Baixa Tensão; Inversores de Frequência além de serviços de Gerenciamento, Comissionamento e Start-up. A nova fábrica será autossuficiente em geração de energia elétrica, com produção de 270 MW de energia, dos quais 120 MW serão utilizados para consumo próprio da Klabin. Os 150 MW excedentes, energia suficiente para abastecer uma cidade de meio milhão de habitantes, serão disponibilizados no sistema elétrico brasileiro.
Os produtos WEG estarão presentes em todas as áreas da planta. Os motores vão acionar bombas, compressores, ventiladores dentre outras aplicações. Ao optar pelos motores de alta eficiência da linha W22 Well IR3 Premium, a Klabin está optando por confiabilidade e disponibilidade de operação dos equipamentos.
No início de 2015, a Klabin começou a receber os produtos WEG e as entregas continuam até agosto deste ano. O novo parque fabril entrará em operação no início de 2016.
Fonte: WEG