WestRock investiu mais R$660 milhões no Brasil e terá nova unidade de papelão ondulado
Com os recentes investimentos, empresa foca no atendimento a diferentes demandas dos clientes por soluções em embalagens sustentáveis
Após a consolidação de um ciclo de investimentos para aumento de capacidade que ampliou produção em todo seu negócio integrado, a WestRock, fornecedora de soluções sustentáveis de embalagens de papel e papelão ondulado, que este ano completa 80 anos no Brasil, anuncia novos investimentos para eficiência e diversificação em suas unidades de embalagens e uma nova fábrica de papelão ondulado, a terceira no estado de São Paulo. Os investimentos nos últimos dois anos do novo ciclo já somam R$ 660 milhões e são base para seguir atendendo ao propósito de inovar com ousadia, embalando de forma sustentável.
A nova Fábrica de Embalagens de Itupeva (SP) tem o início das operações previsto para maio de 2023. A unidade integrará e converterá chapas produzidas nas unidades de Araçatuba e Porto Feliz da WestRock, bem como chapas de micro ondulado, chapas de papel reciclado, entre outras. “A nova operação terá como característica o alto nível de serviço aos nossos clientes: flexibilidade para atender a diferentes tipos de pedidos – inclusive fragmentados, produção de produtos simples ou complexos além de itens que necessitem maior velocidade de resposta”, reforça Vinicius Soares, Vice-presidente Comercial, Marketing e Inovação da WestRock Brasil. A nova fábrica oferecerá oportunidades de emprego para 70 pessoas da região.
De olho na experiência de unboxing, a Fábrica de Embalagens de Itupeva vai dispor de tecnologia para impressão na face interna das embalagens, mais um diferencial especialmente para clientes de ecommerce. A unidade também contará com linhas de montagem, laminação e customização manuais que permitirão a produção de itens especiais, acessórios e composição de kits. A escolha pela região de Itupeva foi uma decisão estratégica visando ser um ponto central de escoamento de grande parte da demanda dos clientes e por estar localizada próxima de Porto Feliz, da capital – São Paulo – e das Rodovias Anhanguera e Bandeirantes
Diversificando soluções e crescendo com os clientes
Para além da Fábrica de Embalagens de Itupeva, a WestRock, investiu em todas suas outras fábricas de papelão no Brasil a fim de garantir tecnologias avançadas para operações existentes, visando aumentar a confiabilidade, com qualidade e níveis de serviços superiores a seus clientes. “Nossa expectativa é poder aumentar o nível de atendimento e entregas, desenvolver novos produtos e soluções e como oferecer ainda mais diferenciação e propostas de valor para contribuir com os desafios dos nossos clientes para embalar de forma sustentável”, afirma Vinicius.
Na Fábrica de Embalagens de Porto Feliz (SP) está sendo instalada uma nova impressora EVOL, equipamento de conversão de chapas de papelão ondulado em embalagens. Este equipamento permitirá um incremento de embalagens na unidade. Já na Fábrica de Embalagens de Araçatuba (SP), que trabalha em sinergia e em rede com Porto Feliz, a WestRock investiu em uma nova onduladeira. O equipamento aumentará a capacidade da operação em até 30% para acompanhar o crescimento dos clientes que estão no estado de São Paulo e em estados do Centro Oeste do Brasil. Nessas regiões os setores de produtos frigorificados, óleos vegetais e bens de consumos têm apresentado crescimento e a unidade oferece a vantagem da posição geográfica próxima ao Centro Oeste que, por sua vez, cresce nos setores agrícola e de proteínas. O processo de instalação da nova onduladeira já iniciou e a previsão é que o equipamento opere integralmente no primeiro semestre de 2024.
“Este novo ciclo de investimento em diferenciação no Brasil está totalmente alinhado à visão WestRock de ser não a maior, mas a melhor fabricante de Papel e Embalagens do Mundo”, afirma Vinícius.