As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Avanços Tecnológicos e Estratégias Inovadoras Marcaram O Terceiro E Último Dia do ABTCP 2023

Com data marcada para o próximo encontro, o ABTCP 2023 encerrou seu terceiro dia com o sentimento de missão cumprida. “Pela movimentação que acompanhamos durante os três dias de evento e dos feedbacks positivos que recebemos do público presente, posso dizer que as expectativas foram superadas, não só em relação à estrutura do local escolhido para a promoção do Congresso como pela qualidade das palestras técnicas, apresentações de keynotes e demais destaques da programação”, destacou Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP.

Notícia continua após o anúncio

Para Silvana Meister Sommer, presidente do Congresso ABTCP deste ano e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial na Klabin, os trabalhos apresentados foram de altíssima qualidade, com uma participação expressiva de trabalhos inscritos, congressistas, bem como de novos interessados participando pela primeira vez no evento. Silvana destacou também a importância da retomada de atividades como o Encontro de Estudantes, fomentando a troca de experiência entre gerações e enriquecimento desse encontro, tanto quanto o acolhimento da pauta da diversidade e inclusão com o Fórum Mulheres do Setor Florestal. “Saio realizada. Foi um momento muito especial para mim, pois há 20 anos estava aqui iniciando minha carreira, ainda como estudante. Por isso tenho um carinho muito grande pela ABTCP que abriu muitas portas na minha carreira e o mínimo que eu posso fazer é retribuir”, disse Silvana.

Confira aqui o vídeo de agradecimento de Silvana a todos os envolvidos nesta edição:


A circularidade versus a importância da qualidade e funcionalidade dos processos e produtos

O terceiro e último dia do ABTCP 2023, 55a. edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel, destacou a inovação transformadora na indústria de papel e celulose. As Sessões Técnicas de Papel (I e II), Recuperação e Energia (I e II) e Sessão Técnica de Biorrefinaria I e II, mostraram avanços significativos na qualidade e funcionalidade dos processos e produtos.

Destacaram-se as palestras sobre técnicas avançadas de fabricação, como o aumento de rigidez em papel para embalagem através de refinamento enzimático, a influência da construção do feltro na performance da prensagem, e embalagens com tecnologia antiviral orgânica. Além disso, a introdução de revestimentos biodegradáveis e pesquisas de tendências indicam um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a adaptação às demandas do mercado.

Na Sessão Técnica de Recuperação e Energia, Niklas Berglin, diretor da AFRY Management Consulting, abordou o uso de Biocombustíveis em fornos de cal na indústria nórdica de Celulose e Papel. Como keynote convidado, Berglin buscou contextualizar sua apresentação ao tema principal do evento, abordando a circularidade. “A requeima de cal é parte essencial do ciclo de recuperação química das fábricas de celulose kraft. O processo consome grandes quantidades de combustível fóssil – globalmente, cerca de 5 milhões de toneladas equivalentes de petróleo por ano. A conversão para operar com biocombustível é interessante para reduzir emissões de CO2 e reduzir custos, sendo que hoje existem mais de 30 fábricas que utilizam biocombustíveis sólidos, líquidos ou gasosos como principal combustível no forno de cal. Os biocombustíveis têm efeitos no funcionamento do forno de cal bem como na caustificação e no resto do ciclo do licor. Para possíveis novos investimentos é, portanto, de grande interesse entender a experiência operacional combinada, a fim de avaliar os riscos e os benefícios”, pontuou Niklas Berglin, diretor da AFRY Management Consulting

Na reflexão de Afonso Pereira, gerente de Tecnologia da Ibase e moderador da Sessão Técnica de Recuperação e Energia I, sobre este tópico e sua relação com o processo de Recuperação e Energia, “os desdobramentos da mudança de um modelo linear para um circular trazem desafios significativos, como qualquer processo de mudança. Precisamos estar abertos às mudanças, ao mesmo tempo em que devemos nos manter vigilantes quanto ao impacto das mesmas, sempre tendo em mente que os nossos recursos são finitos e precisam ser utilizados da melhor maneira possível”, disse.

Autores Melhores Pontuados do ABTCP 2023

A edição de novembro da O Papel trará a cobertura completa do evento, incluindo a tradicional matéria dos Autores Melhores Pontuados do evento. Abaixo, confira o depoimento de dois desses autores sobre a relação dos seus trabalhos com ênfase à sustentabilidade da operação.

A INFLUÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO FELTRO NA PERFORMANCE DA PRENSAGEM

“A otimização dos feltros pode promover a diminuição do consumo de água e energia, algo extremamente importante para tornar um processo sustentável e totalmente aderente às práticas ESG, tanto da Albany quanto dos clientes. A aplicação correta dos feltros, portanto, acaba sendo uma forma de inovação, uma vez que promove mudanças no modo de operação que, na maioria dos casos, é praticado há anos. São mudanças que podem melhorar a eficiência do processo e promover a economia de insumos.”

Lafaety Carneiro de Oliveiracoordenador de Produto Feltros e Mantas da Albany International

DO CONTROLE SINGULAR AO INTELIGENTE: COMO O SMART COOKING CONTROL IMPULSIONOU A ESTABILIDADE E EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE COZIMENTO NA SUZANO UNIDADE IMPERATRIZ

“Conseguimos trazer grandes ganhos para a Unidade Imperatriz da Suzano, tanto na estabilidade do processo de cozimento quanto na redução de consumo específico de madeira e licor branco. O principal conceito inovador foi a criação de lógicas de controle que atuam de forma antecipatória nas três variáveis dos pilares de um digestor contínuo: a temperatura de cozimento, a carga alcalina e o tempo de cozimento. Ao atuar de forma automática e antecipatória, os controles auxiliam os(as) operador(as) no processo de tomada de decisão, reduzindo consideravelmente o tempo de resposta entre uma oscilação da variável e o ajuste.”

Paulo José de Castro consultor de Produção II da Suzano

Sessão de Pôsteres

Durante todos os dias do evento, os profissionais que tiveram seus trabalhos selecionados para a Sessão de Pôsteres puderam interagir com os congressistas do ABTCP 2023. Ao todo, o Comitê Avaliador da ABTCP recebeu 149 trabalhos e 82 pôsteres.

Na próxima semana, todos os associados e inscritos no mailing da ABTCP receberão um boletim com os principais destaques do evento, incluindo os depoimentos dos profissionais de três pôsteres que obtiveram a nota 9.

Um deles foi o trabalho Aumentando a eficiência operacional através de interfaces gráficas de alta performance, inscrito pela Suzano, pela implantação realizada pela Schneider Electric por Flávio Bemelmans e Jandir Aureliano de Araújo.

Crédito ABTCP Gladstone Campos<br><em>Tiago Sarmento Suzano e Jandir Aureliano de Araújo Schneider Electric na Sessão de Pôsteres do ABTCP 2023 apresentaram o trabalho Aumentando a eficiência operacional através de interfaces gráficas de alta performance<em>

Thiago Rodrigues Sarmento, operador de Painel de Recuperação da Suzano em Aracruz-ES, explicou que a pesquisa foi impulsionada pela necessidade de melhorar a eficiência operacional em plantas industriais, devido a falta de informações adequadas nos faceplates dos equipamentos. “O estudo resultou na criação de interfaces gráficas de alta performance, seguindo normas específicas, que direcionam a atenção do operador para informações críticas, aumentando a eficiência ao permitir uma identificação rápida de problemas, diagnóstico eficiente e tomada de decisão ágil”, disse Sarmento.

Jandir Aureliano de Araújo, application design engineer – process automation da Schneider Electric, que atuou nessa resse estudo, informou que “a implementação dessas interfaces resultou em maior velocidade de resposta do operador, eliminação de atrasos na produção, redução significativa no tempo de retorno ao estado de operação em regime e simplificação da operação do sistema, além de redução no tempo de treinamento e fadiga visual.

ABTCP 2024

Na ocasião, as empresas interessadas em garantir seus espaços na Exposição Internacional de Celulose e Papel, também tiveram a oportunidade de escolherem as suas áreas na Reunião de Escolha promovida pela ABTCP. O resultado foi o alto interesse gerado e uma grande área reservada. O evento será realizado entre os dias 1 e 3 de outubro de 2024, em paralelo a 56a edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel, no Transamerica Expo Center em São Paulo – SP. Saiba mais em abtcp2024.org.br.

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades