As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Biocompósitos: VTT e ISKU criam cadeira inovadora a partir de celulose

A cadeira é a primeira inovação do mundo que utiliza a tecnologia de formação de espuma, combina fibras naturais de celulose, polpa de madeira e componentes termoplásticos, e representa uma alternativa sustentável para o design de móveis.

O Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia e a ISKU, um dos principais fabricantes finlandeses da indústria de móveis, uniram forças para criar um novo tipo de cadeira que demonstra o potencial dos biocompósitos . A cadeira é feita de um composto de celulose-plástico que utiliza fibras naturais, polipropileno e polpa de madeira de florestas finlandesas como matéria-prima.

Notícia continua após o anúncio

“O material biocomposto foi produzido pela VTT usando a tecnologia de formação de espuma, que foi originalmente desenvolvida para a fabricação de papel. O processo permite uma produção em grande volume e com custos eficientes e fornece opções quase ilimitadas para customização de produtos. Ao contrário dos métodos convencionais, mantemos as propriedades da fibra e podemos obter um potencial de reforço completo,” diz Miika Nikinmaa, Líder de Soluções em Biomateriais na VTT.

“Uma vez que o processo seja otimizado, esperamos ser competitivos mesmo com tecnologias de extrusão. Em um artigo anteriormente publicado, estimamos que os custos de produção seriam 26% menores do que com tecnologias convencionais, mas esses números se tornarão mais precisos à medida que o desenvolvimento continuar”, disse.

O material possui excelentes propriedades mecânicas e pode ser moldado em 3D em formas desafiadoras, tornando-o ideal para estruturas leves. O composto termoplástico também pode ser trabalhado com ferramentas comuns de marcenaria, tornando-o uma ótima solução para a indústria moveleira.

A nova cadeira pode ser vista e experimentada na Exposição Pulp & Beyond 2024 nos dias 10 e 11 de abril de 2024 no Centro de Exposições e Convenções de Helsinki.

Cadeira de biocompósitos possui design único com benefícios ambientais

A cadeira, projetada pela ISKU, tem uma aparência elegante e moderna que destaca a textura e a cor natural do material biocomposto.

“Nosso objetivo não é apenas replicar produtos existentes usando novos materiais, mas pioneirar soluções inovadoras que atendam às necessidades únicas dos clientes anteriormente não atendidas no mercado,” diz Mikko Porter, Chefe de Lean Six Sigma na ISKU.

A cadeira é durável, leve e fácil de montar. O material biocomposto pode ser reciclado ao final de seu ciclo de vida, reduzindo o impacto ambiental do desperdício de móveis.

Uma nova oportunidade para a indústria moveleira com muitas aplicações adicionais

Espera-se que o mercado global de biocompostos cresça para aproximadamente 7,6 bilhões de dólares americanos. A taxa média de crescimento anual estimada de 2023 a 2027 é de 7,6% (BCC Research 2022).

A cadeira biocomposta é um produto revolucionário para a indústria moveleira. O material biocomposto pode ser usado para criar várias formas e formas e pode ser combinado com outros materiais, como metal ou madeira. O material também tem potencial para outras aplicações, como embalagens, bens de consumo e construção. A VTT está trabalhando ativamente com parceiros para construir uma cadeia de valor sólida para exploração comercial nos próximos anos.

“A VTT trabalhará com parceiros para avançar na tecnologia e explorar maneiras de trazer essa tecnologia emocionante para o mercado no futuro. Espera-se que o material esteja disponível para os consumidores a médio e longo prazo,” diz Nikinmaa.

A cadeira é o resultado de um projeto HiPer financiado pela Business Finland que envolveu VTT, ISKU, CH Polymers, Koskisen, Metsä Fibre, NMC Cellfoam, Paptic Ltd, Sulzer, Valmet e Volar Plastic.

Fonte: VTT

Últimas Notícias

Veracel lança solução para ampliar produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da Veracel em seu viveiro de mudas

Novo diretor do FSC® Brasil e o seu papel como facilitador das ações globais

Elson Fernandes de Lima, diretor executivo do FSC® Brasil, fala sobre a atuação em prol do compartilhamento de benefícios relacionados às atividades florestais

Embalagens: do congelamento ao aquecimento

André de Marco, gerente de desenvolvimento de produto da Klabin, fala sobre embalagens impermeáveis de papel para produtos do congelamento ao aquecimento

Branded Contents

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades