As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Bracelpa Online

BoasPráticas

Notícia continua após o anúncio

A página “Boas Práticas”,no site da Bracelpa, já reúne 12 projetos de sete empresas associadas, querelatam suas ações de sustentabilidade. São iniciativas que alcançaramresultados expressivos junto à comunidade em áreas diversas, como educação,qualidade de vida, meio ambiente, logística, entre outras. Este novo canal paradivulgação de práticas socialmente sustentáveis está disponível para todas asassociadas. Confira aquios cases já publicados.

Radiografiado setor

O cenário atual, asperspectivas de crescimento e as oportunidades de negócios do setor florestalforam tema da “6ª Timberland Investing Latin America”, realizada na semanapassada em São Paulo. O evento reuniu empresas do setor, entidades, como aBracelpa, fundos de investimento, representantes do governo e bancos. Elesdebateram, entre outros temas, a restrição à aquisição de terras porestrangeiros, as tendências de primarização da atividade florestal,apresentadas por José Totti, diretor Florestal da Klabin; e as dificuldades deacesso à mão de obra, enfatizadas por Germano Vieira, diretor Florestal daEldorado. Essas questões foram consideradas entraves que dificultam e intimidaminvestimentos na região.

BalançoPositivo

Por outro lado, o potencialde crescimento do setor, as perspectivas de aumento da demanda mundial porprodutos de base florestal e o desenvolvimento do mercado interno foramapontados como características de grande atratividade a investidores, nosdiversos segmentos de base florestal plantada. Darli Dorsa, representante doMinistério da Agricultura, enfatizou que o setor florestal tem capacidade eterá incentivos para se tornar superavitário e expandir, na mesma linha deoutras culturas agrícolas brasileiras.

Comunicaçãodo Setor

Para celebrar o DiaInternacional das Florestas, 21 de março, a Bracelpa criou e distribuiu um e-mailmarketing em Português e Inglês para seus públicos de interesse, destacandoa sustentabilidade das florestas plantadas brasileiras. Além disso, foiproduzido um boletim de rádio, tendo a Associação comofonte, que foi retransmitido por cerca de 300 emissoras na última quinta-feira.

Outra novidade na área deComunicação são os botões de “Recomendar” no Facebook, incluídos nosconteúdos do site da Bracelpa. Todos os visitantes do portal que tenham perfilnesta rede social podem, agora, recomendar, comentar e compartilhar as páginassobre as atividades do setor com seus amigos virtuais.

IndicadoresGRI

Representantes das empresasassociadas e da Bracelpa participaram na semana passada da Pré-Conferência doGRI, realizada em São Paulo. Entre os temas apresentados no evento,destacaram-se o sistema que facilitará e agilizará a coleta e consulta dasinformações do relatório de sustentabilidade (XBRL), materialidade e o relatointegrado de boas práticas, além de informações atualizadas sobre a novageração de indicadores, conhecida como G4. Em maio, o GRI promoverá umaconferência internacional para discutir tendências na comunicação dasustentabilidade.

GRI2012 da Fibria

Foi publicado o RelatórioGRI de 2012 da Fibria, que segue as Diretrizes para Relatórios deSustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). A publicação foisubmetida à verificação externa do Bureau Veritas Certification e tem nível deaplicação A+ da GRI G3.1. Também estão disponíveis para download o Relatório daAdministração e as Demonstrações Financeiras de 2012 da empresa. O Relatório deSustentabilidade da Fibria, com foco nas questões mais relevantes para o futuroda empresa, será lançado em abril.

Promoçãodo Esporte, Cultura e Lazer

A Celulose Irani firmouparceira com a prefeitura de Balneário Pinhal, no Rio Grande do Sul, parapromoção do esporte, cultura e lazer no município. O acordo beneficiará mais de100 crianças e adolescentes, que realizarão atividades desenvolvidas pelos profissionaisdo SESI na região. As atividades começaram na segunda quinzena de março e aIrani participa com profissionais, material esportivo, uniformes e lanches emdois grandes programas em 2013: o Atleta do Futuro e as Oficinas Culturais doSESI Lazer, no Distrito do Túnel Verde. A Prefeitura de Balneário Pinhal ficaresponsável pelo transporte dos participantes e logística das atividades.

Atuaçãosocial

A Arjowiggins recebeu otroféu Destaque Taperá de Responsabilidade Social, entregue pelo PrefeitoJuvenil Cirelli, da Estância Turística de Salto, município sede da empresa. Oevento foi organizado pelo Jornal Taperá com o objetivo de destacar empresas, entidadese pessoas que atuaram de forma relevante em doze diferentes categorias, todosindicados por jornalistas. A Arjowiggins foi premiada por promover cerca de 30eventos culturais gratuitos, atingindo mais de 7 mil pessoas.

EngenhariaBrasil – Alemanha

O III SimpósioInternacional – Excelência em Produção: Novos Materiais & Novos Processosserá realizado dia 23 de maio, em São Paulo. O evento apresentará processosmodernos de produção, com foco na tecnologia aplicada na Alemanha e no Brasil.A implementação da fibra de carbono no setor automotivo e aeroespacial será umdos destaques. Mais informações no siteda Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha.

DesafioNatura

Foi lançado na semanapassada o Desafio Natura Campus Embalagens Flexíveis, que busca soluções paraviabilizar tecnicamente a reciclagem de embalagem flexível, do tipo stand-uppouch pós-consumo, e desenvolver propostas para a evolução dessa embalagem,mantendo seus pontos positivos.

A primeira fase serádedicada às soluções para reciclagem e, na segunda, o foco será odesenvolvimento de projetos para evolução da embalagem. A melhor proposta decada fase do desafio participará do ISWAWorld Congress, maior congresso internacional sobre reciclagem delixo sólido, que será realizado em outubro, em Viena, na Áustria, e o Sustainable Packaging Forum,em setembro. Prazos e detalhes de cada fase do projeto estão no PortalNatura Campus.

PrêmioFundação Bunge

A 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge vai contemplar pesquisadores e trabalhos dedicados à Crítica Literária, aos Recursos Hídricos e à Agricultura. O objetivo é reconhecer o trabalho de cientistas brasileiros que contribuíram para a evolução da ciência, por meio da categoria Vida e Obra, e estimular jovens talentos na categoria Juventude (até 35 anos). Até hoje, o prêmio já destacou 171 brasileiros, entre eles os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, o jurista Miguel Reale e o escritor Marcelo Rubens Paiva. Universidades e entidades voltadas à pesquisa e ao estudo acadêmico podem indicar seus candidatos até 30 de maio. Mais informações

aqui.

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades