Com o desafio de revisar 32 normas técnicas em 2024, o Comitê Brasileiro de Celulose e Papel (CB-29), gerido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e parte dos Comitês da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), está comprometido com as questões atuais do setor relativas a normalização setorial.
Rayana Reis Rocha, responsável pelo CB-29 na ABTCP, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Comitê envolve toda a cadeia de celulose e papel, com a participação de produtores, fornecedores, órgãos técnicos e suporte científico nas reuniões. “Por intermédio da demanda de qualquer empresa, entidade ou organismo regulamentador que esteja a par do assunto a ser normalizado, o CB-29 tem o objetivo de confirmar normas que já passaram de cinco anos da sua última revisão e, quando preciso, atua na criação de normas para que atendam ao setor. O CB-29 abrange 192 normas brasileiras, distribuídas em 13 comissões de estudos (CE). A nossa meta é favorecer todas essas comissões”, afirma Rayana.
Vale dizer que, até o fechamento desta edição, oito normas já haviam sido publicadas este ano. Conheça a lista ao final.
Balanço de 2023
Desde o ano de 2022, o CB-29 retomou o importante trabalho de revisão de normas, aponta Rayana. “Em 2023, concluímos a revisão de todas as normas de uma Comissão de Estudos (CE), e finalizamos o ano com quatro comissões ativas em processo de revisão.”
Ao todo, foram 22 reuniões realizadas no último ano, com 14 normas publicadas. “Iniciamos com as normas de tissue (papéis para fins sanitários) em 2022 e, no ano de 2023, entregamos as 15 partes da série ABNT NBR 15464 revisadas, além de uma nova parte criada, a parte 16. Nesse mesmo período, reativamos mais três CEs, nos reunimos e revisamos mais normas. Essas já estão sendo publicadas em 2024”, destaca Rayana.
CB-29/ABNT anuncia Comissões de Estudos e Planejamento de Atividades
Leia no PDF mais sobre as Comissões de Estudos, seus coordenadores e o planejamento para este ano: