As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Congresso Brasileiro de Eucalipto acontecerá em maio

Em sua 5ª edição, o evento que trata dos principais temas em torno dos principais desafios e desenvolvimento do setor, será realizado em Vitória (ES), de 8 a 9 de maio

Em sua 5ª edição, o Congresso Brasileiro de Eucalipto que trata dos principais temas em torno dos principais desafios e desenvolvimento do setor, será realizado em Vitória (ES), de 8 a 9 de maio.Nos últimos anos, o setor florestal, baseado em florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

Notícia continua após o anúncio

O Brasil possui 9,94 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados, produção energética, biomassa, construção civil rural e urbana, acomodação de cargas, entre outros usos. As árvores plantadas são responsáveis por 90% de toda a madeira produzida para fins industriais no País – o restante vem de florestas naturais legalmente manejadas. Fonte: Ibá 2023.

O estado do Espírito Santo possui a 9ª maior área plantada de eucalipto do Brasil com aproximadamente 258 mil ha e a primeira em termos percentuais com 5,6% do território estadual.

A tendência observada nos últimos anos é a de que a expansão tende a continuar favorecendo ao grupo de espécies do eucalipto que representa 76% da área total de florestas plantadas no Brasil. Comparativamente as outras espécies florestais cultivadas, o eucalipto apresenta maior diversidade de uso, adaptação a diferentes ambientes naturais, maior velocidade de crescimento, maior desenvolvimento tecnológico e melhor retorno econômico, sendo assim, altamente competitivo.

Não obstante as condições favoráveis existem uma série de desafios como: adversidades climáticas; excessiva burocratização e morosidade do licenciamento ambiental de novos projetos florestais e industriais no país; elevadas exigências legais e de mercado; infraestrutura deficiente do País, entre outros.

Assim, pretende-se realizar o V Congresso Brasileiro de Eucalipto no sentido de discutir, sugerir e encaminhar alternativas que solucionem os principais desafios ao desenvolvimento desse setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos, científicos e mercadológico e analisar os cenários prospectivos do complexo florestal brasileiro.

Os principais temas a serem abordados são: cenários e tendências do setor de florestas plantadas no brasil; mercado consumidor da madeira de eucalipto – desafios e soluções; inovação tecnológica e sustentabilidade no setor florestal; situação atual e perspectivas da aplicação do código florestal brasileiro; uso múltiplo de eucalipto em pequenas propriedades; mercado de créditos de carbono com reflorestamento; uso do eucalipto em sistemas agroflorestais de alta performance (ILPF – integração lavoura, pecuária e floresta). Nesse evento será também lançado o Plano de Desenvolvimento Florestal Capixaba (Madeira-ES).

Saiba mais em: https://www.congressoeucalipto.com.br

Fonte>: Congresso Eucalipto

Últimas Notícias

Embalagens de papelão ondulado: cenário é de crescimento, aponta Empapel

Depois de dois meses de expedições fortes, o setor de papelão ondulado elevou as estimativas de crescimento. A FGV/Ibre projeta 2,8%, em cenário moderado

Metsä Group estuda a construção de fábrica para embalagens

Metsä Group inicia projeto para fábrica de embalagens Muoto™, alternativas sustentáveis ao plástico. Os produtos Muoto™ são bioprodutos renováveis e recicláveis

União Europeia aprova a fusão entre a Smurfit Kappa e a WestRock

Fusão entre Smurfit Kappa e WestRock é aprovada pela UE devido à sua posição limitada no mercado. Decisão tomada sob procedimento simplificado.

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades