A Eldorado Brasil Celulose, uma referência global em sustentabilidade e eficiência no setor, conseguiu reduzir em 88% as áreas atingidas por incêndios em 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Este avanço significativo foi detalhado no Relatório de Sustentabilidade publicado pela empresa em junho, que atribui a redução expressiva aos avanços tecnológicos, ao aparato mecânico e à formação de pessoas.
Estrutura e Tecnologia
A companhia implementou uma infraestrutura robusta, com mais de 1.800 itens dedicados ao combate e prevenção de incêndios. Destacam-se entre esses itens, mais de 70 caminhões-pipa e 26 torres com câmeras que cobrem quase 70% das áreas florestais da empresa. Este sistema é parte integrante da base de Informações Remotas de Inteligência e Soluções (IRIS), que realiza o monitoramento 24 horas por dia. As câmeras são controladas por inteligência artificial e via satélite, proporcionando uma ampla cobertura não apenas para as áreas da Eldorado, mas também para propriedades vizinhas.
A empresa também utiliza uma estação meteorológica crucial para prever condições climáticas adversas, especialmente durante períodos de seca e ventos fortes. Esta previsão antecipada facilita o planejamento estratégico e a rápida resposta a possíveis incêndios.
Capacitação e Treinamento
A Eldorado Brasil treina regularmente todos os seus colaboradores em medidas preventivas, detecção de incêndios e sistemas de proteção e comunicação. Em 2023, a empresa capacitou 1.088 brigadistas, totalizando 6.064 horas de cursos. Esses treinamentos fazem parte de uma campanha extensa no meio rural, que inclui capacitações para a população em geral, visando sensibilizar e preparar as comunidades para atuarem junto à empresa na prevenção e combate aos incêndios.
Benefícios da Prevenção
Os esforços de prevenção e combate aos incêndios florestais são essenciais para manter a conservação das áreas florestais, biodiversidade e produtividade da empresa. Além disso, a redução de incêndios contribui significativamente para a manutenção da qualidade do ar, evitando doenças respiratórias como bronquite, asma, sinusite e rinite, que podem ser desencadeadas pela fumaça e fuligem.
Como Ajudar
A população pode contribuir para a redução dos incêndios ao evitar comportamentos de risco, como jogar lixo nas estradas, bitucas de cigarro ou atear fogo em lixos. Em caso de avistamento de focos de incêndio, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou utilizar os canais de denúncia da Eldorado: 0800 727 9906 (ligação gratuita) ou WhatsApp (67) 99839-5353.
Fonte: Eldorado Brasil