A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br)lança a quarta edição de seu Plano de Manejo Florestal. Com o documento, aempresa esclarece ao público a gestão de florestas e cumpre uma determinação doFSC® (Forest Stewardship Council®), códigode licença FSC-C113536, selo reconhecido mundialmente que atesta a procedênciada celulose.
“Apresentamos nossas práticas demanejo em operações florestais, que demonstram nossa atuação responsável nosâmbitos econômico, social e ambiental”, afirma Luciana Bortoluci, gerente deSustentabilidade.
Com capacidade produtiva de 1,7milhão de toneladas, a companhia tem mais de 180 mil hectares de florestas deeucalipto certificadas no Mato Grosso do Sul, todas geridas com técnicas dereferência em manejo responsável. O plantio é realizado na região de abrangênciadas cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Dois Irmãos do Buriti,Inocência, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Paranaíba, Três Lagoas, Ribas do RioPardo e Terenos. Além disso, a empresa também mantém áreas de conservação,compostas por APPs (áreas de preservação permanente), reserva legal e outroslocais com vegetação nativa.
Para formação de sua baseflorestal, a empresa adota duas estratégias: arrendamento ou parceria comprodutores rurais e aquisição de fazendas, o que permite que as famílias daregião não precisem deixar suas terras. Independentemente do modelo adotado, aEldorado faz toda a gestão da produção, desde as mudas, que são originadas deseu viveiro em Andradina (SP), até a colheita 100% mecanizada, passando pelopreparo e pela manutenção da área. A mais inovadora empresa do setor, investeem tecnologia florestal focada em melhoramento genético de eucalipto paradesenvolver uma madeira de melhor qualidade para fabricação de celulose.
A companhia adota ainda ações desustentabilidade que auxiliam no desenvolvimento da região de influência dacompanhia, como monitoramento de fauna e flora nativas, e investimentos sociaiscom impactos diretos nas cidades do entorno. O foco destas ações são as áreasde educação e saúde.