Quem passará na fase final da seleção do Programa de Intercâmbio ABTCP-PI 2010, promovido anualmente entre Brasil e Finlândia no setor de celulose e papel? A resposta será revelada em breve, já que os oito candidatos pré-selecionados estão passando este mês por entrevistas para avaliar seus conhecimentos sobre este segmento e confirmar a fluência no idioma inglês.
Os estudantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional de carreira, como o fez Cleuber Rodrigues, no ano passado, após superar os desafios das etapas do Programa.
“Um amigo havia tido a experiência e fez ótimas recomendações. Fiz a inscrição para o processo seletivo e fiquei muito feliz quando fui aprovado para o estágio na UPM”, lembra o rapaz de 25 anos, formado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
Pode até parecer clichê, frisa Rodrigues, mas a troca de experiência no cotidiano profissional é o que mais vale a pena nesse tipo de programa. Como nosso setor tem se desenvolvido bastante, e os finlandeses, por sua vez, já estão consolidados na área, o intercâmbio de informações é realmente valioso.
“Pessoalmente, também posso afirmar que foi uma experiência ímpar. Embora não sejam tão calorosos como nós, os finlandeses são pessoas fantásticas, com muitos valores. Frequentemente, recebo e envio notícias aos amigos que fiz lá na fábrica”, completa Rodrigues.
Na UPM, o estudante brasileiro desempenhou tarefas relacionadas à avaliação do risco ambiental do parque fabril. Área esta que Rodrigues conhecia bem pelos estudos na UFV. Ele afirma que o período de 90 dias foi suficiente para retornar com muito conhecimento na bagagem. “A atenção dirigida à minha opinião foi um grande diferencial. Muitas das minhas sugestões foram acatadas, por conta da experiência prévia que tive em pesquisa no Brasil.”
Hoje, o engenheiro está prestes a concluir a dissertação sobre técnicas de tratamento dos efluentes gerados pela indústria de celulose e papel como fruto da retomada de seus estudos, após voltar da Finlândia ao Brasil em agosto do ano passado.
“Consegui aplicar inúmeros aprendizados da UPM na minha pesquisa acadêmica”, ressalta. A experiência internacional também tem aberto portas para Rodrigues. “Desde que retornei, fui sondado por algumas empresas do setor”, revela, “mas, no momento, ainda estou comprometido com o término do mestrado”.
A Finlândia ainda faz parte dos planos profissionais do engenheiro. “Pretendo retornar ao país em breve, para fazer doutorado. Os centros de pesquisa que visitei por lá estão em níveis de excelência”, justifica.
Rodrigues visualiza o setor de celulose e papel como desafiador quando o assunto são as questões ambientais. “Adquirir conhecimento é fundamental para que as inovações surjam”, acredita ele, que almeja consolidar a carreira no Brasil, depois de investir nos estudos.
Em 2011, como tradicionalmente ocorre, os aprovados ao final do processo seletivo do Programa de Intercâmbio ABTCP-PI participarão de um estágio remunerado na Finlândia, ao longo de três meses, com embarque previsto para o início de junho próximo.



