Fundação Voith Brasil inicia as aulas da 11a turma do Projeto Formare
No mês de Março, a Fundação Voith Brasil deu início às aulas da 11ª turma do programa Formare São Paulo, do curso de Assistente de Sistemas e Serviços Industriais.
Desenvolvido pela Fundação Iochpe, o Formare é um programa de formação profissional, reconhecido pelo MEC, que visa a formar jovens de 15 a 18 anos, matriculados no ensino médio de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho.
A relação da Fundação Voith Brasil com a Fundação Iochpe começou em 2006, com a implantação do Formare na planta da Voith em São Paulo, no bairro Jaraguá. Em 2013, foi criado também o Formare Manaus, uma parceria da Fundação Voith Brasil com o Instituto 3M. Nesse caso, as aulas são ministradas por colaboradores de ambas as empresas, como educadores voluntários, nas instalações da Voith e da 3M, situadas na Zona Franca, em semanas alternadas.
Nesses 10 anos de Formare Voith, o programa já qualificou mais de 200 jovens para o mercado de trabalho. Do total, cerca de 40% dos estudantes foram contratados pela própria empresa.
O período letivo tem duração de 10 meses, com atividades práticas e teóricas, permitindo que os jovens vivenciem o cotidiano do ambiente corporativo. As aulas são realizadas nas instalações da Voith situada no bairro do Jaraguá, em São Paulo
Além do conteúdo curricular, os estudantes recebem conceitos sobre temas complementares, como responsabilidade socioambiental, trabalho em equipe, conduta ética e empreendedorismo, entre outros. Os alunos do curso recebem ainda material escolar, bolsa-auxílio, alimentação, uniformes, vale-transporte e assistência médica e odontológica. “O início da 11ª turma do Formare é muito significativo para nós, pois é a certeza de que estamos proporcionando uma experiência transformadora para mais um grupo de jovens que, muito em breve, estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou Gilson Campos, Presidente da Fundação Voith Brasil.