O IPEF recebeu aprovação da concessão de uma importante soma de recursos, oferecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para pesquisa na área de genotipagem das populações de Corymbia henryi e C. variegata, utilizando marcadores SNPs.
Os recursos serão aplicados no âmbito do Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal (PCMF) do Instituto, em pesquisa que conta com a colaboração de pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Pretende-se obter resultados que possam indicar formas alternativas de manejo mais precisas de populações, considerando a diversidades e estruturas genéticas das plantas. As bases de trabalho serão populações introduzidas e implantadas, em 2016, na Estação Experimental de Itatinga – ESALQ/USP, com o apoio do PCMF.
Com os recursos da FAPESP, será possível a ampliação do alcance de resultados gerados pelo PCMF, no que se refere à conservação, avanço de gerações e adaptação de espécies. Isso atinge, diretamente, os interesses das 12 empresas afiliadas ao Programa, que têm oferecido significativa colaboração para o desenvolvimento das pesquisas, além do setor florestal como um todo.
Fonte: IPEF