As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Ibá completa 10 anos de apoio ao desenvolvimento do setor árvores cultivadas

Ao completar sua primeira década, a Ibá reconheceu a participação de todas as associadas e pessoas que participaram desse processo. Para simbolizar este momento, a associação homenageou três personalidades fundamentais do setor: José Luciano Duarte Penido, Carlos Aguiar e Salo Davi Seibel.

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) celebra uma década de conquistas significativas e crescimento exponencial. Desde sua fundação, em 2014, a Ibá desempenhou um papel fundamental na representação e fortalecimento do setor de árvores cultivadas para fins industriais no Brasil. Sob sua liderança, diversas entidades associativas foram unificadas, consolidando uma voz unificada para o setor.

Notícia continua após o anúncio

Ao longo desses dez anos, a Ibá testemunhou um notável crescimento da indústria, com dobragem da presença global da indústria de árvores plantadas. Além disso, o setor tem se destacado por sua contribuição para a economia nacional, sendo a maior exportadora de celulose e a segunda maior produtora no mundo.

A Ibá e suas associadas são compromissadas com a sustentabilidade, investindo em novas tecnologias e aderindo a padrões internacionais rigorosos de certificação florestal. Atuando diretamente em prol do setor que possui uma carteira de investimentos substancial de R$ 67,4 bilhões, com recursos que são destinados a novas plantas, expansão das áreas cultivadas, pesquisa e inovação, e um crescente engajamento em fóruns globais, a Ibá continua a ser uma força motriz para o desenvolvimento sustentável e a representação eficaz do setor.

“Em seus dez anos de atuação, a Ibá ajudou a robustecer a presença da indústria de árvores cultivadas no dia a dia da população e em instâncias decisórias. Temos orgulho de nos encontrarmos do lado certo da equação climática, melhorando a vida de milhões de pessoas. E seguimos em novas trilhas, prontos para o próximo ciclo de cuidado e prosperidade.”

Paulo Hartung, economista, presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) em seu artigo para a Revista Globo Rural

Parabéns, Ibá!

Leitura recomendada – Uma década construindo o futuro:

Para uma análise detalhada sobre os últimos dez anos da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e seu papel na transformação do setor de árvores cultivadas para fins industriais no Brasil, recomenda-se a leitura do artigo “Uma década construindo o futuro” por Paulo Hartung, presidente da Ibá para o veículo Globo Rural.

O texto destaca os marcos, conquistas e desafios enfrentados pelo setor ao longo dessa jornada, além de oferecer insights sobre o impacto econômico, ambiental e social da indústria. Com uma visão abrangente e perspicaz, o artigo oferece uma compreensão aprofundada do papel da Ibá na promoção do desenvolvimento sustentável e na consolidação do Brasil como um líder global na produção de árvores cultivadas para fins industriais.

“O setor planta, colhe e replanta árvores para fins industriais em 9,94 milhões de hectares. São 1,8 milhão de árvores plantadas por dia. Ponto fora da curva no uso da terra, conserva outros 6,73 milhões de hectares de mata nativa, uma área maior que o estado do Rio de Janeiro.
Em duas décadas, o setor aumentou significativamente sua produção por hectare. Enquanto a área cultivada cresceu 90% no período, a produção teve um ganho de 150%.”

Leia aqui https://globorural.globo.com/opiniao/vozes-do-agro/noticia/2024/04/uma-decada-construindo-o-futuro.ghtml

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades