Na noite de segunda-feira (8), a Ibá -Indústria Brasileira de Árvores comemorou uma década de existência em um evento realizado no auditório da Dexco, em São Paulo. A ocasião contou com a presença de colaboradores, associados, membros dos Conselhos Consultivo e Deliberativo, além de representantes das associações estaduais.
Paulo Hartung, presidente da Ibá, deu início à cerimônia agradecendo a presença de todos e apresentando uma linha do tempo visual dos dez anos de trabalho da entidade. Fundada em 2014, a Ibá tem a missão de representar o setor de árvores cultivadas para fins industriais, contribuindo para a economia nacional e mantendo-se comprometida com a sustentabilidade.
“Temos muito a comemorar. Nossa participação global duplicou e o Brasil se tornou o principal exportador de celulose do mundo”, destacou o presidente da Ibá em um depoimento gravado (veja abaixo)
Os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Consultivo, Antonio Joaquim e Daniel Feffer, respectivamente, foram chamados ao palco para compartilhar suas reflexões. Joaquim recordou os desafios enfrentados no passado e ressaltou a importância do reconhecimento atual. Enquanto Feffer fez uma analogia com o livro “A Vida Secreta das Árvores”, destacando a cooperação no setor.
O evento também incluiu uma homenagem a três figuras fundamentais: José Luciano Duarte Penido, Carlos Aguiar e Salo Davi Seibel, cujas contribuições foram essenciais para o estabelecimento da entidade. Nomes que contribuíram significativamente para o fundação da entidade, um importante passo para o setor unificar sua voz. Cada um deles recebeu um troféu, uma obra da Ana Paula Castro, feito com madeira proveniente de árvores cultivadas, em que os bioprodutos da indústria foram talhados formando o mapa do Brasil.
Ao término das homenagens, os presentes foram convidados para um coquetel de confraternização.
Com informações da Ibá
Confira abaixo a mensagem de Paulo Hartung, economista e presidente da Ibá sobre os 10 anos da associação.
Leia mais: Ibá celebra 10 anos de conquistas em cerimônia em São Paulo