As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Inscrições abertas para Prêmio de Teses em Inteligência Artificial

Iniciativa premiará com R$ 5 mil a melhor tese brasileira de doutorado na área defendida em 2024. Inscrições vão até o dia 12 de maio.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abriu inscrições para a edição 2025 do Prêmio Maria Carolina Monard de Teses de Doutorado em Inteligência Artificial. A iniciativa destaca as melhores teses defendidas na área em 2024, promovendo excelência acadêmica e impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico. Para concorrer, basta preencher o formulário de inscrição até o dia 12 de maio. Quem vencer receberá um certificado de reconhecimento e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil.

O prêmio homenageia a professora Maria Carolina Monard, referência nacional e pioneira em pesquisas sobre aprendizado de máquina no Brasil. A honraria busca valorizar trabalhos inovadores e de alto impacto em inteligência artificial (IA), e esta edição é patrocinada pelos pesquisadores Igor Braga e Everton Cherman, ex-orientandos de Monard.

Notícia continua após o anúncio

Segundo a professora Solange Rezende, do Departamento de Ciências de Computação do ICMC, que coordena a comissão julgadora do prêmio, serão avaliados critérios como originalidade, relevância científica e relevância social da pesquisa. “A comissão organizadora tem o grande desafio de selecionar a melhor tese de doutorado que contemple essas questões muito relevantes. Buscamos ter um olhar especial para a aplicabilidade social do trabalho”, aponta.

Entre os critérios de avaliação previstos no edital do Prêmio estão: originalidade do trabalho (20%); relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social na área de IA (20%); qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese (15%); metodologia utilizada (15%); qualidade da redação e estrutura/organização do texto (15%); além de desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar (15%).

A comissão julgadora do prêmio é composta por membros do ICMC, um pesquisador externo da área e um membro da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CEIA), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), podendo incluir pareceristas adicionais, especialistas em computação e em IA. A cerimônia de premiação acontecerá em 19 de setembro, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC.

Conheça o vencedor da primeira edição – Na primeira edição do prêmio, realizada em 2024, a tese intitulada Algoritmos incrementais e eficientes para árvores e regras de decisão e algoritmos baseados em proximidade foi a vencedora. De autoria do pesquisador Saulo Mastelini, o trabalho foi orientado pelo professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, diretor ICMC. Na tese, Saulo abordou a temática do aprendizado de máquina online, apresentando novos métodos computacionais que permitem a análise e processamento contínuo de grandes volumes de dados em tempo real. O processo possibilita a aplicação dos códigos em sistemas financeiros, diagnósticos médicos e monitoramento de redes de sensores, por exemplo, de forma mais rápida e adaptável.

Homenagem a uma jornada pioneira – A professora Maria Carolina Monard é reconhecida como uma das grandes pioneiras na pesquisa em inteligência artificial no Brasil, estando presente desde o plantio das primeiras sementes científicas deste campo, no primeiro Simpósio Brasileiro sobre Inteligência Artificial (SBIA), realizado na década de 1980. Maria Carolina foi a primeira mulher a se tornar professora titular no ICMC, em 1993, desempenhando um papel fundamental na criação e consolidação do Laboratório de Inteligência Computacional (LABIC) e dos cursos de computação (graduação e pós-graduação) do ICMC, reconhecidamente entre os melhores do país. Falecida em 2022, a professora deixou um legado de inovação para futuras gerações de pesquisadores em IA. 

Texto: Clara Marques, da Fontes Comunicação Científica 

Mais informações
Faça download do edital: bit.ly/3FuuhEA
Inscreva-se: icmc.usp.br/icmc-forms
Leia mais sobre a tese vencedora da primeira edição do prêmio: icmc.usp.br/noticias/6700-trabalho-defendido-no-icmc-conquista-premio-maria-carolina-monard-de-teses-em-inteligencia-artificial

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades