RESUMO – No processo de produção de celulose Kraft, temos o cozimento como primeira etapa crítica para transformação dos cavacos de madeira em polpa celulósica. Garantir a extração da fibra de celulose de forma eficiente, com a retirada adequada de lignina, são uns dos principais desafios desse processo. O número Kappa é um número adimensional, que nos indica indiretamente a quantidade residual de lignina durante o cozimento
como apontado por Correia et al. (2019). Acompanhar o kappa entregue pelo digestor é crítico, pois, por meio da sua estabilização, garantimos uma polpa uniforme, além do seu ótimo valor poder maximizar a entrega de rendimento na polpação, garantindo um consumo de químicos adequado no branqueamento.
Antecipar o valor do Kappa nos garante correções preventivas ao longo do cozimento, possibilitando além de mais estabilidade e rendimento, aprimorar as leituras dos sensores e analisadores físicos. Avanços recentes na ciência de dados e na capacidade de coletar e analisar dados de sensores para aplicação em modelos
de Inteligência Artificial, nos permitiram desenvolver uma predição do número kappa tanto para digestores Low Solids como Compact Cooking G2, com até 3 horas de antecedência.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os avanços alcançados pela Suzano na implementação de modelos de rede neural capazes de prever o valor do kappa na descarga do digestor, como uma ferramenta promissora para otimizar o processo de polpação Kraft.
Palavras-chave: rede neural, número kappa, digestor, preditor
REFERÊNCIAS – O PAPEL vol. 85, N.o 12, pp. 77 – 81 – DEZ 2024
Autores:
Carlos Eduardo Almeida Luz1
, Rodrigo Augusto Barella1
, Aline Scheid Martins2
, Juliana Giancoli Martins de Sousa3
, Paulo Jose de Castro4
, Alessandro Pini5
, Thaís Simões de Almeida Ribeiro1
1 Suzano S.A. – Tribo Digital Industrial – Squad Produção de celulose
2 Suzano S.A. – Unidade Três Lagoas/Brasil – Squad Produção de celulose
3 Suzano S.A. – Unidade Jacareí/Brasil – Squad Produção de celulose
4 Suzano S.A. – Unidade Imperatriz/Brasil – Linha de fibras
5 Suzano S.A. – Unidade Três Lagoas/Brasil – Linha de fibras
Autor correspondente: Carlos Eduardo Almeida Luz. São Paulo 04134-110 Brasil.
Fone: +55-61 99256-7735. E-mail: [email protected]
REFERÊNCIA: O PAPEL vol. 85, N.o 12, pp. 77 – 81 – DEZ 2024