A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi reconhecida pelo Instituto de Engenharia e pela ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção com o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024, na categoria Indústria Pesada, pelo Projeto Puma II, no Paraná, atual Unidade Ortigueira. O anúncio foi feito durante a Semana Nacional de Engenharia, em cerimônia realizada na última terça-feira (27), em São Paulo.
O Projeto Puma II é considerado o maior ciclo de investimento da história centenária da Klabin, comprovando sua capacidade de crescimento sustentável aliado à tecnologia. O investimento de R$ 12,9 bilhões, maior aporte privado na história do Paraná, contemplou a construção das máquinas de papel 27 e 28, ambas já em operação, além de uma série de projetos de eficiência que suportam o funcionamento da Unidade, garantindo o uso de energia renovável, gestão inteligente de resíduos, tratamento de efluentes e iniciativas de redução de emissões atmosféricas.
A obra foi dividida em duas etapas, gerando mais de 33 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores da região dos Campos Gerais, no Paraná, a Klabin também valorizou a mão de obra local investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba. Atualmente, a Unidade Ortigueira emprega cerca de 2 mil colaboradores.
Alinhado aos princípios da indústria 4.0, o Projeto Puma II incrementou a capacidade produtiva da Klabin em mais 900 mil toneladas de papéis/ano, fortalecendo também a integração da cadeia produtiva. Além disso, diversas iniciativas fomentam a circularidade nos processos produtivos, avançando em direção à Agenda 2030 da ONU e às metas definidas nos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, que tem entre os compromissos a otimização máxima dos recursos, reinserindo resíduos nos sistemas produtivos.
Fonte: Klabin