Melhoramentos Aumenta Seu Estoque De Carbono

     A Melhoramentos, companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, de fibras de alto rendimento e imobiliário, acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2021, construído com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e indicadores SASB (Sustainability Accounting Standards Board). O documento traz um balanço detalhado das iniciativas da empresa em sustentabilidade, cujos principais destaques são a adesão da empresa ao Pacto Global; os resultados positivos da nova estratégia corporativa sob novo modelo de gestão e o aumento do estoque de carbono da companhia nos últimos anos, que resultou em uma remoção de CO2 da atmosfera, maior que sua emissão.

    Notícia continua após o anúncio

     

    No período de 2019 a 2021 as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela Melhoramentos (Escopo 1, 2) resultaram em 15.064 tCO2e. Porém, seus estoques florestais resultaram na remoção de 52.089 tCO2e da atmosfera, nesse mesmo período. Ou seja, a empresa removeu, nos últimos três anos, mais que o dobro de carbono da atmosfera por meio de suas florestas (remoção de 37.025 tCO2e.), do que emitiu pelas suas operações.

     

    O novo Relatório de Sustentabilidade aponta os resultados conquistados pela empresa por meio de iniciativas de preservação adotadas, relacionamento com stakeholders e perspectivas para os próximos anos, com os principais destaques:

    1. Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

     

    A empresa consolidou o seu novo Código de Ética e Conduta, com a atualização das diretrizes corporativas e a introdução de novos temas que enfatizam a cultura ética que norteia as ações com todos seus stakeholders. Por isso, publicou novas políticas em temas relacionados à anticorrupção, apuração de denúncias, segurança da informação, conflito de interesses, privacidade e proteção de dados entre outros.

     

    Além disso, instituiu o Código de Responsabilidade Socioambiental para Fornecedores e Parceiros, que reforça seu compromisso com toda a cadeia produtiva e stakeholders.

    2. 79 milhões de m2 em Florestas preservadas

     

    A Melhoramentos contabiliza uma área que abrange 148 quilômetros quadrados (superior a área de quase mil cidades brasileiras), sendo grande parte dessas propriedades localizada ao redor de São Paulo (Caieiras, Cajamar, e Bragança Paulista) e no Sul de Minas. Desse total, 79 milhões de m2 são áreas de florestas dedicadas à preservação. Também do total das áreas nativas, 3.740 hectares são classificados como Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC).

     

    Em 2021, foi elaborado o resumo público do plano de manejo florestal, com um descritivo das operações e atividades nos últimos anos, nas três unidades de manejo: Levantina (em Camanducaia – MG), Santa Marina (em Bragança Paulista – SP) e Florestal (em Caieiras – SP).
     

    O documento aponta as boas práticas de manejo adotadas, os procedimentos operacionais da empresa, os cuidados com a saúde e a segurança dos colaboradores, as ações voltadas à preservação do meio ambiente e de sustentabilidade, as quais garantem a manutenção da certificação FSC® (Conselho de Manejo Florestal), sob o código de licença FSC-C102403, desde 2011.

    3. Eficiência Hídrica

     

    As áreas da empresa contabilizam 819 nascentes catalogadas, todas monitoradas e preservadas. Toda água captada na fábrica é utilizada no processo de obtenção de fibras de alto rendimento. Todo o efluente industrial é direcionado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) sendo realizado o monitoramento do ponto de lançamento do efluente tratado, assim como da entrada e saída do tratamento na ETE — um modelo com reator anaeróbico único no Brasil.

     

     

    4. Eficiência energética

     

    A empresa tem buscado inovações em seus processos a fim de aprimorar a eficiência energética em suas atividades, e estão em andamento estudos visando a adoção de novas alternativas sustentáveis. O monitoramento do consumo de energia é constante. O retrofit do canal e da turbina geradora de energia movimenta a produção de desfibradores de madeira e trouxe ganhos efetivos à operação, além de reduzir em quase 30% o consumo de eletricidade nessa etapa do processo produtivo. Em 2021, a empresa obteve uma redução de 11% no consumo de gasolina em relação ao ano anterior. Também, reduziu o consumo de etanol em 42% entre os anos de 2020 e 2021.

     

     

    5. Inventário de Gases de Efeito Estufa Auditado

     

    Em 2021, a Melhoramentos realizou pela primeira vez a Auditoria de verificação do Inventario de Gases de Efeito Estufa (GEE) baseada nas diretrizes do GHG Protocol, trazendo mais solidez e credibilidade na divulgação dos dados.

     

    6. Reaproveitamento dos Resíduos: economia circular

     

    Por trabalhar com insumos provenientes de suas florestas plantadas, a empresa reaproveita grande parte dos resíduos gerados, como adubo, que retorna para a natureza. Em 2021, utilizou fertilizantes organominerais em aproximadamente 20% das áreas plantadas. Esse material é produzido por meio da compostagem de resíduos gerados nos processos. A empresa também realiza a logística reversa em suas embalagens, em especial as de agrotóxico, e está comprometida com a redução da geração dos resíduos.

     

    7. Pessoas

     

    Com uma equipe de 364 colaboradores diretos e 147 terceiros, a empresa aumentou em 6% a representatividade de mulheres entre 2019 e 2021, com 40% dos cargos de liderança ocupados por elas.

     

    Também em 2021 a Melhoramentos iniciou uma jornada para promover o diálogo e a reflexão sobre diversidade, equidade e inclusão. O primeiro passo foi a pesquisa sobre o tema e formação de Grupos de Diversidade. São 18 pessoas divididas em seis diferentes grupos e que têm como missão alinhar as Políticas

    e Normas Internas com a Diversidade, Equidade e Inclusão, além de promover a consciência e ações voltadas para esse fim.

     

    A empresa atua de forma contínua para desenvolver seus colaboradores com o objetivo de criar um ambiente de trabalho favorável ao crescimento pessoal e profissional, por meio de diversos programas e projetos técnicos e de integração, entre eles: Ciclo de aderência à cultura, Encontros com o CEO, Live com as lideranças, Programa Movimentos, Você Melhor, entre outros.

     

    8. Impactos positivos

     

    Seguindo os propósitos da empresa de que crescer só faz sentido se o entorno crescer também, a Melhoramentos se envolve com as necessidades das comunidades onde atua com o intuito de promover impactos positivos na vida das pessoas do entorno de suas operações, apoiando o desenvolvimento desses locais. E assim que realiza projetos com a comunidade como:

     

    Escola Rural Particular Alice Weiszflog: criada e mantida pela Melhoramentos é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG). Em 2021 comemorou 70 anos de atuação e já formou mais de 10 mil crianças da comunidade. Em 2021, a escola tornou-se signatária do Movimento Escolas pelo Clima, iniciativa criada pela Reconectta em parceria com o The Climate Reality Project, reforçando seu compromisso com a educação ambiental, a agenda climática, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

     

    Melhor Ação: durante a pandemia, a empresa e seus colaboradores se uniram para ajudar as comunidades próximas dos locais onde atua. Foram mapeadas as famílias em situação crítica, as quais foram oferecidas não apenas um auxílio imediato, na forma de cestas básicas e ajuda financeira, mas também apoio continuado para que os principais provedores dos núcleos identificados pudessem entrar, ou retornar, ao mercado de trabalho. Mais de 70 famílias foram diretamente beneficiadas pela iniciativa. A empresa estuda a possibilidade de tornar o Programa Melhor Ação um projeto permanente. No final do ano, 21 famílias conseguiram deixar o programa, pois já não se enquadravam no critério de pobreza absoluta.

     

    Horta Orgânica Corporativa: localizada ao lado do refeitório da unidade da Melhoramentos em Levantina, a proposta da horta teve por objetivo a criação de um ambiente agradável, do qual colaboradores pudessem usufruir durante o horário de trabalho, proporcionando momentos de relaxamento e convivência. Os canteiros possuem placas indicativas de cada setor, com objetivo de incentivar o envolvimento de todos.

     

    “Estamos investindo em ações que tragam ainda mais modernização e automação aos novos processos, além de ajustes em melhorias operacionais, tudo isso alinhado aos princípios ESG e aos valores da empresa. O relatório deste ano nos mostrou que o caminho que estamos trilhando e nosso compromisso com sociedade, a transparência, sempre de forma responsável e sustentável estão gerando impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade como um todo”, comemora Karin Neves, Diretora de Sustentabilidade, Pessoas e Jurídico da Melhoramentos.

     

    Recuperação Consistente

     

    Em 2021, a empresa apresentou um crescimento de 43% na receita líquida em relação a 2020, após apresentar novo posicionamento estratégico, com uma atuação ainda mais orientada para produtos que trazem impacto positivo para o meio ambiente, ampliação da cultura e educação no país e desenvolvimento

     

    socioeconômico responsável. O EBITDA do ano passado indica que a empresa está muito próxima do turn around e de uma geração de caixa positiva.

     

    “Revisitamos nosso propósito para sermos genuinamente uma empresa que faz o bem para o mundo, que melhora o amanhã. Estes resultados mostram uma recuperação consistente de nossos números, com crescimento expressivo de receita e EBITDA e evoluindo a qualidade de vida dos nossos times. Nosso crescimento deve favorecer o bem-estar das pessoas e da sociedade. Queremos gerar impactos positivos no nosso entorno, dar continuidade às ações de preservação da fauna e da flora, e perseguir inovações de forma responsável e transformadora. Temos um modelo inspirador de preservação que é exemplo para o mercado e uma grande contribuição para o nosso planeta”, conclui Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos.

     

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.