As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Mercado madeireiro no Brasil espera crescimento nos próximos anos

Relatório aponta para aumento no consumo até 2050 em nível global e empresários contextualizam cenário econômico

Com o agravamento da crise climática, o mundo enfrenta o desafio de suprir a demanda por matéria-prima, como a madeira, e ao mesmo tempo garantir uma produção que evite os efeitos causados no meio ambiente. Diante deste cenário, parte da indústria madeireira do Brasil tem encontrado meios sustentáveis de atender a demanda mundial e espera crescimento do mercado nos próximos anos. O relatório da Food and Agriculture Organizations of the United Nations (FAO), estima aumento de 37% no consumo de produto primário de madeira processada de 2020 até 2050.

Ao voltar para a história da madeira, é possível observar que o material é usado desde os tempos antigos. Relevante na história da civilização, ela foi usada na construção de casas, barcos, móveis, ferramentas, e acompanhou a evolução da humanidade. Hoje, a madeira representa grande parte da economia, sendo que apenas o mercado da madeira serrada em nível global é estimado em US$ 757,33 milhões em 2024, de acordo com o Relatório da Indústria da Madeira Serrada da Mordor Intelligence Industry Reports.

Empresas do mercado da madeira entrevistadas pela reportagem afirmam que há expectativa de crescimento natural do setor, e explicam que fatores como a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia influenciaram o segmento nos últimos anos.

Higino Aquino, Fundador e CEO do Instituto Brasileiro de Florestas, explica que a produção de florestas plantadas diminui a pressão sobre as florestas nativas, e que ao longo do ciclo de crescimento das árvores, há o processo de sequestro de dióxido de carbono. “A produção de madeira por meio da silvicultura traz vantagens não só para o mercado financeiro, mas também para o meio ambiente, e essa é uma tendência para os próximos anos, e que o Brasil tem se destacado, tendo em vista que a participação do setor de florestas plantas atingiu o maior número em 11 anos no Produto Interno Bruto no ano de 2022”.

Para Ricardo Rossini, dirigente da Madeireira Rozene Rossini, e presidente da SindiMadeFloema, “Quando olhamos para o futuro nada é mais sustentável que o processo de florestas plantadas. É um ciclo muito interessante. Em termos de sustentabilidade, nada se compara a madeira”. O empresário ainda explica que o período da pandemia da Covid-19 provocou uma convulsão ocasionando grande demanda por madeira, e que após a normalização, o mercado passa por uma transição e período de ajuste.

Notícia continua após o anúncio

Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, os 9 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil são capazes de absorver 88 bilhão de toneladas de CO2eq¹ da atmosfera.

Em 2023, a área dedicada ao plantio de árvores ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões de hectares, tendo o Eucalipto como 76% da área plantada. Pinus fica em segundo lugar com relação a maior extensão no plantio.

Segundo Felipe Macedo, diretor da M.M Wood Brazil, “nos últimos anos o grande diferencial é que os produtores têm aproveitado ao máximo a floresta e a matéria-prima oriunda da madeira”. Isso ocorre devido ao modelo de corte adotado pelas empresas de florestas plantadas, com equipamentos que permitem aproveitar a maior parte da árvore. “Com isso, colhem a árvore inteira e aproveitam quase 99% da área” – completou Macedo.

Fonte: Monitor Mercantil

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades