O principal componente das hemiceluloses em madeira de folhosas são os acetatos 4-0-metilglicuronoxilanas, assim, a determinação desses é uma forma indireta de avaliar o teor de hemiceluloses. Muitos são os métodos para predição desses componentes na madeira e na polpa celulósica, como técnicas cromatográficas, teor de pentosanas, entre outros. Contudo, tais métodos têm como desvantagem o alto tempo de análise, alto custo e geração de resíduos perigosos. Assim, este estudo avaliou um método espectrofotométrico em dois comprimentos de onda para a quantificação de xilanas na madeira e em polpas de eucalipto com diferentes conteúdos de hemiceluloses.
O método baseou-se na transformação das pentoses presentes nas hemiceluloses em furfural, pela destilação na presença de ácido clorídrico a 12%, e então quantificação da concentração do furfural, e por conseguinte as pentosanas, pela leitura da absorbância em 278 nm e 285 nm. Os resultados mostraram que o método apresentou uma boa repetibilidade com baixo coeficiente de variação (CV=1,67%).
A avaliação estatística pelo teste Tukey mostrou que não houve diferença estatística significativa entre os resultados obtidos pelos métodos estudados, demonstrando que o método proposto é adequado para determinação do teor de pentosanas em madeira e em polpas de eucalipto com diferentes teores de hemiceluloses, proporcionando ainda uma redução de tempo, custo e geração de resíduos.
Referências: O PAPEL vol. 85, N.o 5, pp. 77 – 81- MAY 2024
Autores: Larisse Aparecida Ribas Batalha, Ana Carolina Lindolfo, Fernando José Borges Gomes, Roberto Carlos Costa Lelis, Luana
Capuchi de Paula Nascimento, Helena da Silva Ribeiro, Lucas de Oliveira Souza, Paulo Roberto Tavares Miranda1
1
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – Brasil
Autor correspondente: [email protected]
Leia o artigo completo no PDF