Após resultados promissores da fase de demonstração em curso, a Metsä Group decidiu realizar, em paralelo com a fase de demonstração, um projeto de pré-engenharia relacionado a uma possível primeira fábrica em escala comercial. Os produtos Muoto™ são bioprodutos renováveis e recicláveis que podem ser utilizados em embalagens para viagem, de frutas, bandejas e combos, entre outros.
A empresa de inovação da Metsä Group, a Metsä Spring, decidiu iniciar um projeto de pré-engenharia para a primeira fábrica comercial que produzirá a nova solução de embalagem, Muoto™. Os produtos Muoto são alternativas à base de madeira para embalagens plásticas.
A pré-engenharia é uma fase de planejamento fundamental, após a qual a Metsä Group terá as condições de planejamento da fábrica estabelecidas para considerar a decisão de investimento na fábrica, esperando-se que seja concluída no início de 2025. Com base no resultado da pré-engenharia e no trabalho contínuo na fase de demonstração, principalmente usando uma planta de demonstração única em Äänekoski, Finlândia, a Metsä Group avaliará a possibilidade de iniciar esse novo negócio e investir em uma fábrica para apoiar esse negócio. A Metsä Group já decidiu que a possível fábrica seria localizada em seu site em Rauma, na Finlândia.
“Transformar uma ideia em escala industrial é um longo caminho com várias fases diferentes. Decidir iniciar o projeto de pré-engenharia é um grande marco para nós. Embora muitas áreas ainda necessitem de desenvolvimento adicional, agora reunimos provas suficientes para iniciar esta etapa de planejamento de fábrica muito importante. O projeto Muoto chegou a este ponto muito rapidamente, considerando que o projeto começou praticamente do zero para nós em 2020. Um grande obrigado à nossa equipe do projeto e ao nosso principal parceiro Valmet,” diz Niklas von Weymarn, CEO da Metsä Spring.
A tecnologia Metsä Group nas embalagens Muoto™
A tecnologia aplicada nos produtos Muoto converte polpa de madeira úmida em embalagens tridimensionais sem etapas intermediárias, o que significa que os novos produtos estariam prontos para serem enviados aos clientes finais como tal. Além de ser fácil de moldar em diferentes formas, o Muoto é leve, resistente e reciclável.
Os primeiros casos de uso prontos para produção em massa provavelmente serão embalagens leves para viagem e almoço, recipientes de frutas, bandejas e embalagens de combo. O catálogo final de produtos Muoto será decidido quando o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens da UE for finalizado.
Anteriormente neste ano, a Metsä Spring nomeou Veli-Pekka Kyllönen como Diretor do Projeto, que liderará o projeto de pré-engenharia. Sua equipe eventualmente será composta por 5-10 especialistas, com recrutamento atualmente em andamento.
Fonte: Metsä Group
+ de Metsä Group:
Lignina: Metsä e ANDRITZ anunciam construção de planta piloto