As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Lignina: Metsä e ANDRITZ anunciam construção de planta piloto

A capacidade diária da planta será de duas toneladas de lignina.

O Grupo Metsä construirá uma planta piloto para refino de lignina em conexão com sua fábrica de bioprodutos Äänekoski. Os equipamentos serão fornecidos pelo grupo de tecnologia ANDRITZ. A construção começará no verão de 2024 e a planta piloto será concluída no final de 2025. A capacidade diária da planta será de duas toneladas de lignina.

Notícia continua após o anúncio

A lignina é uma substância da madeira que une as fibras da madeira. Na produção de celulose, a lignina é separada das fibras em licor negro no ciclo químico e utilizada como bioenergia. A lignina também pode ser usada em aplicações químicas e materiais.

Metsä e a ANDRITZ se concentrarão no desenvolvimento do processo de produção do novo produto de lignina e na sua integração com a fábrica de bioprodutos, bem como nas propriedades do produto adequadas para vários usos finais. O projeto da planta piloto também envolve a Dow, uma empresa líder em ciência de materiais, que desenvolverá plastificantes biodispersantes de alto desempenho para aplicações em concreto e gesso, com base no produto de lignina produzido na planta.

“Nosso objetivo é utilizar eficientemente os fluxos secundários da produção de celulose e garantir que eles produzam o maior valor agregado possível. Queremos desenvolver novos produtos feitos a partir de recursos naturais renováveis que possam substituir matérias-primas e produtos fósseis”, afirma Ismo Nousiainen, CEO da Metsä Fibra, parte do Grupo Metsä.

A ANDRITZ vem desenvolvendo conceitos de tecnologia de recuperação e modificação de lignina como parte de sua iniciativa para permitir que as fábricas de celulose convertam fluxos secundários em produtos de valor agregado. Kari Tuominen, CEO e Presidente da ANDRITZ Oy, afirma: “Estamos entusiasmados por poder testar esta tecnologia em condições de processo contínuo na fábrica de bioprodutos de Äänekoski. Além de validar mercados para o novo produto de lignina, a escala piloto nos dá informações valiosas para integrar o processo LigniOx em uma fábrica de bioprodutos e ampliá-lo para uso industrial.”

“Na Dow, temos o compromisso de colaborar com as partes interessadas para inovar e trazer soluções mais sustentáveis ao mercado”, afirma Raquel Fortes, Diretora de Negócios Globais da Dow Construction Chemicals. “Esta nova tecnologia expandiria ainda mais as ofertas de produtos de base biológica da Dow para atender às necessidades futuras da indústria de construção.”

Num projeto piloto da UE coordenado pelo Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia, o Grupo Metsä, a ANDRITZ e a Dow já demonstraram a adequação da lignina modificada como substituto de produtos químicos de base fóssil na produção de concreto.

A área da fábrica de Äänekoski é a maior do Grupo Metsä, abrigando uma fábrica de papelão, folheados e bioprodutos. Äänekoski também abriga as fábricas piloto do Grupo Metsä para a fibra têxtil Kuura e Muoto produto de fibra.

Fonte: Andritz

Últimas Notícias

21/3 – Dia Internacional das Florestas: a importância do setor de florestas plantadas

Dia Internacional das Florestas: iniciativas das empresas do setor de papel e celulose são destaque nos rankings globais

SWQPE 2025 debate inovação em celulose, papel e energia

Especialistas discutiram avanços em qualidade da madeira, polpação química e biorrefinaria no simpósio realizado na Esalq-USP

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades