As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Novo selo Siemens EcoTech gera transparência e sustentabilidade para a cadeia de valor

Cada produto que obtém o selo Siemens EcoTech tem um perfil detalhado que fornece altos níveis de transparência

A Siemens anuncia o lançamento de seu novo selo de sustentabilidade para produtos – o Siemens EcoTech – estabelecendo um novo padrão de transparência no setor. Ele oferece aos clientes uma visão abrangente do desempenho do produto em critérios ambientais selecionados. No lançamento, o selo Siemens EcoTech abrange uma gama de produtos de todo o portfólio da companhia para aplicações industriais e de infraestrutura. O selo será gradualmente estendido para abranger famílias de produtos Siemens adicionais, que atendam a critérios rigorosos.

Notícia continua após o anúncio

“Com o Siemens EcoTech, estamos abrindo caminho para uma nova era de transparência”, disse Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil. “O selo Siemens EcoTech representa nosso compromisso de capacitar nossos clientes com o conhecimento de que precisam para fazer escolhas informadas que apoiem suas metas de sustentabilidade. Queremos que a sustentabilidade esteja no centro de todos os produtos que oferecemos.”

A Siemens usa dados fornecidos na Declaração Ambiental do Produto (Environmental Product Declaration – EPD) para avaliar o desempenho do ciclo de vida de um produto em relação a um conjunto de critérios robustos de design ecológico em três dimensões: materiais sustentáveis, uso ideal e recuperação de valor e circularidade. Os critérios de design ecológico incluem diversos aspectos, como uso de materiais de baixo carbono, embalagens sustentáveis, eficiência energética, longevidade, instruções de circularidade e reciclabilidade. Essa visão detalhada forma a base do Siemens EcoTech Profile (SEP), uma ficha sobre o desempenho comparável do produto em áreas como materiais, design, fase de uso e fim do ciclo de vida, fornecendo mais transparência de dados do que qualquer outra empresa do setor.

Além disso, hoje todos os produtos Siemens EcoTech são fabricados usando 100% de eletricidade renovável, contribuindo para a ambição geral da empresa de alcançar uma pegada de carbono zero de suas instalações produtivas e edifícios em todo o mundo até 2030.

“O selo EcoTech é mais uma iniciativa da Siemens para ampliar a transparência e sustentabilidade de toda a cadeia de valor dos processos produtivos. No Brasil, produtos das linhas SITOP, SIMATIC, LOGO! e DESIGO, além dos disjuntores caixa moldada 3VA e em caixa aberta 3WA já estão alinhados aos rigorosos critérios do selo”, conta William Pereira, Vice-presidente da Siemens Smart Infrastructure Brasil. “A ação reforça ainda mais o objetivo da Siemens em tornar a sustentabilidade parte essencial de cada produto e solução que oferecemos”, completa.

No lançamento, entre os produtos cobertos pelo selo Siemens EcoTech está o recém-anunciado SENTRON ECPD (Electronic Circuit Protection Device, em português Dispositivo Eletrônico de Proteção de Circuito). Multifuncional, versátil e compacto, o SENTRON ECPD pode substituir até dez produtos convencionais por um dispositivo. Isso reduz os materiais de fabricação em 1,53kg (até 80% em eletrônicos, 90% em metais e 90% em plásticos, dependendo da aplicação) e as emissões de carbono associadas em 50% em comparação com as soluções convencionais. Outro exemplo abordado pelo Siemens EcoTech na primeira fase do lançamento é o PC industrial Simatic IPC BX-39, que é cerca de 30% mais eficiente em termos energéticos do que seu produto antecessor.

O Siemens EcoTech representa o próximo marco no compromisso de longa data da empresa de minimizar a pegada ambiental de suas próprias operações e produtos, e apoia ainda mais a transformação digital e de sustentabilidade de seus clientes. Com base no Portfólio Ambiental lançado em 2008, a integração sistemática dos princípios de design ecológico com o Siemens Robust Eco Design de 2020 e a estrutura DEGREE introduzida em 2021 – que fornece uma abordagem de 360 graus aos principais valores de sustentabilidade com metas claras em seis campos, incluindo descarbonização, ética, governança, eficiência de recursos, equidade e empregabilidade – a Siemens continua a liderar o caminho da sustentabilidade.

Hoje, mais de 90% dos negócios da Siemens permitem que os clientes alcancem um impacto positivo na sustentabilidade e, com a ajuda das tecnologias vendidas no ano fiscal de 2023, os clientes evitaram cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2.

Fonte: Siemens

Últimas Notícias

União Europeia aprova a fusão entre a Smurfit Kappa e a WestRock

Fusão entre Smurfit Kappa e WestRock é aprovada pela UE devido à sua posição limitada no mercado. Decisão tomada sob procedimento simplificado.

Maior volume, menor custo: já pensou em comprar suas bebidas em embalagens de papel?

Mercado de embalagens cresce com busca por alternativas sustentáveis. Bag in Box se destaca em bebidas como vinho e whisky, gerando economia e sustentabilidade

Eldorado Brasil aumenta produtividade florestal em até 15%

Eldorado Brasil amplia sua área florestal plantada em 30 mil hectares e registra avanços significativos em produtividade, com 15% no Incremento Corrente Anual

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades