As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Novo selo Siemens EcoTech gera transparência e sustentabilidade para a cadeia de valor

Cada produto que obtém o selo Siemens EcoTech tem um perfil detalhado que fornece altos níveis de transparência

A Siemens anuncia o lançamento de seu novo selo de sustentabilidade para produtos – o Siemens EcoTech – estabelecendo um novo padrão de transparência no setor. Ele oferece aos clientes uma visão abrangente do desempenho do produto em critérios ambientais selecionados. No lançamento, o selo Siemens EcoTech abrange uma gama de produtos de todo o portfólio da companhia para aplicações industriais e de infraestrutura. O selo será gradualmente estendido para abranger famílias de produtos Siemens adicionais, que atendam a critérios rigorosos.

Notícia continua após o anúncio

“Com o Siemens EcoTech, estamos abrindo caminho para uma nova era de transparência”, disse Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil. “O selo Siemens EcoTech representa nosso compromisso de capacitar nossos clientes com o conhecimento de que precisam para fazer escolhas informadas que apoiem suas metas de sustentabilidade. Queremos que a sustentabilidade esteja no centro de todos os produtos que oferecemos.”

A Siemens usa dados fornecidos na Declaração Ambiental do Produto (Environmental Product Declaration – EPD) para avaliar o desempenho do ciclo de vida de um produto em relação a um conjunto de critérios robustos de design ecológico em três dimensões: materiais sustentáveis, uso ideal e recuperação de valor e circularidade. Os critérios de design ecológico incluem diversos aspectos, como uso de materiais de baixo carbono, embalagens sustentáveis, eficiência energética, longevidade, instruções de circularidade e reciclabilidade. Essa visão detalhada forma a base do Siemens EcoTech Profile (SEP), uma ficha sobre o desempenho comparável do produto em áreas como materiais, design, fase de uso e fim do ciclo de vida, fornecendo mais transparência de dados do que qualquer outra empresa do setor.

Além disso, hoje todos os produtos Siemens EcoTech são fabricados usando 100% de eletricidade renovável, contribuindo para a ambição geral da empresa de alcançar uma pegada de carbono zero de suas instalações produtivas e edifícios em todo o mundo até 2030.

“O selo EcoTech é mais uma iniciativa da Siemens para ampliar a transparência e sustentabilidade de toda a cadeia de valor dos processos produtivos. No Brasil, produtos das linhas SITOP, SIMATIC, LOGO! e DESIGO, além dos disjuntores caixa moldada 3VA e em caixa aberta 3WA já estão alinhados aos rigorosos critérios do selo”, conta William Pereira, Vice-presidente da Siemens Smart Infrastructure Brasil. “A ação reforça ainda mais o objetivo da Siemens em tornar a sustentabilidade parte essencial de cada produto e solução que oferecemos”, completa.

No lançamento, entre os produtos cobertos pelo selo Siemens EcoTech está o recém-anunciado SENTRON ECPD (Electronic Circuit Protection Device, em português Dispositivo Eletrônico de Proteção de Circuito). Multifuncional, versátil e compacto, o SENTRON ECPD pode substituir até dez produtos convencionais por um dispositivo. Isso reduz os materiais de fabricação em 1,53kg (até 80% em eletrônicos, 90% em metais e 90% em plásticos, dependendo da aplicação) e as emissões de carbono associadas em 50% em comparação com as soluções convencionais. Outro exemplo abordado pelo Siemens EcoTech na primeira fase do lançamento é o PC industrial Simatic IPC BX-39, que é cerca de 30% mais eficiente em termos energéticos do que seu produto antecessor.

O Siemens EcoTech representa o próximo marco no compromisso de longa data da empresa de minimizar a pegada ambiental de suas próprias operações e produtos, e apoia ainda mais a transformação digital e de sustentabilidade de seus clientes. Com base no Portfólio Ambiental lançado em 2008, a integração sistemática dos princípios de design ecológico com o Siemens Robust Eco Design de 2020 e a estrutura DEGREE introduzida em 2021 – que fornece uma abordagem de 360 graus aos principais valores de sustentabilidade com metas claras em seis campos, incluindo descarbonização, ética, governança, eficiência de recursos, equidade e empregabilidade – a Siemens continua a liderar o caminho da sustentabilidade.

Hoje, mais de 90% dos negócios da Siemens permitem que os clientes alcancem um impacto positivo na sustentabilidade e, com a ajuda das tecnologias vendidas no ano fiscal de 2023, os clientes evitaram cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2.

Fonte: Siemens

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades