As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Projeto Gestão adequada de substâncias químicas é lançado com o apoio da Abiquim

O objetivo do projeto é criar e fortalecer um sistema nacional para o inventário e gerenciamento dos insumos

“O Brasil é um importante produtor e consumidor de substâncias químicas. Como a 6ª maior indústria química do mundo, temos que estar no ponto mais alto da regulação acerca deste tema. Por isso, esse marco é consensual entre indústria, governo, trabalhadores e movimentos ambientalistas”. Esse é um trecho do discurso de André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, na abertura do workshop que lançou no dia 10 de setembro, em Brasília, o Projeto Gestão Adequada de Substâncias Químicas no Brasil – Special Programme, fruto de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio da Abiquim.

Notícia continua após o anúncio

Com a participação de especialistas e representantes de instituições relevantes que discutiram e compartilharam experiências e práticas para que o país avance na gestão adequada de substâncias químicas, o objetivo do projeto é criar e fortalecer um sistema nacional para o inventário e gerenciamento dos insumos.

Vale destacar que no dia seguinte ao evento (11), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou o PL 6.120/2019 que estabelece o Inventário Nacional de Substâncias Químicas, com a avaliação e o controle do risco das substâncias químicas utilizadas no território nacional. Agora o projeto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo Passos, a aprovação deste PL é fundamental para que o país estabeleça e discipline procedimentos de avaliação e instrumentos de controle para o gerenciamento de risco das substâncias químicas, com base em evidências científicas e com a participação das partes interessadas nas tomadas de decisões, proporcionando proteção à saúde e ao meio ambiente. “Esse sistema traz impactos positivos à competividade, inovação e ao crescimento econômico, evitando a criação de barreiras ao comércio nacional e internacional de substâncias químicas. “O PL 6120/2019 é resultado de uma década de trabalho intenso do setor químico”, reforça o presidente da Abiquim.

Clique aqui e acompanhe na íntegra o posicionamento da Abiquim referente à aprovação do PL 6120/2019.

Últimas Notícias

Primeira máquina Valmet IntelliTissue da América do Sul entra em operação

A nova máquina produz papel tissue de alta qualidade, com baixo consumo de energia e matéria-prima, garantindo maior velocidade operacional e eficiência de secagem.

O que faz da Schneider Electric uma Lighthouse?

Descubra como a Schneider Electric está liderando a transformação da indústria com tecnologias avançadas de sustentabilidade e eficiência

IPEL é o papel oficial da Oktoberfest Blumenau

Parceria da IPEL com a maior festa alemã das américas, chega à sétima edição no ano em que ambas completam 40 anos de existência

Branded Contents

VEOLIA possui soluções inovadoras e sustentáveis para a Indústria de Papel e Celulose

Com mais de 17 mil colaboradores globalmente, a Veolia Water Technologies resolve os mais complexos desafios relacionados com a sustentabilidade da água

Lançamento da linha FIVE, da SWM Internacional

Construção do produto e a jornada do consumidor: como a linha FIVE foi criada pela SWM Internacional

Himasa inova no mercado com lançamento de nova linha de papel kraft monolúcido

A Himasa destaca com orgulho sua parceria estratégica com a Siderquímica, fornecedora de produtos químicos essenciais para a produção do novo papel

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades