O 1º Prêmio Ibá de Jornalismo, promovido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), celebrou trabalhos jornalísticos que abordaram o tema “O setor de árvores cultivadas como aliado no combate às mudanças climáticas”. Dividido em quatro categorias – texto, vídeo, áudio e veículo especializado –, o concurso recebeu mais de 100 reportagens de profissionais de 17 estados brasileiros. No total, foram distribuídos R$ 36 mil em prêmios para os vencedores, além de troféus e certificados.
Os critérios de avaliação incluíram alinhamento com o tema, relevância, apuração, ineditismo e criatividade, analisados por um júri formado por especialistas como Cindy Correa (gerente de Comunicação da Ibá), Heródoto Barbeiro (Jornal Nova Brasil e R7), Dalva Queiroz (Embrapa Florestal) e Elson Fernandes de Lima (FSC Brasil).
Destaque para a Jornalista da Revista O Papel
Na categoria Veículo Especializado, a jornalista Caroline Martin, da Revista O Papel foi premiada duas vezes:
- 2º lugar: “Papel e papelão destacam-se como materiais sustentáveis e ganham espaço no mercado de embalagem”, por Caroline Martin. A matéria fala sobre os avanços de produção aliados ao potencial para novos desenvolvimentos que alavancam produtos no contexto da bioeconomia.
- 3º lugar: “Florestas plantadas de eucalipto apresentam capacidade de armazenar grandes quantidades de carbono”, por Caroline Martin. A entrevista com a pesquisadora Alexsandra Duarte de Oliveira, da Embrapa Cerrados, aborda o estudo coordenado pela Embrapa Cerrados (DF) em parceria com a Universidade de Brasília (Unb), demonstrando que ainda existem poucas pesquisas como essa que contemplam todos os compartimentos do sistema, quando o assunto é a expansão da cultura do eucalipto no bioma.


Em agradecimento, a jornalista Caroline Martin destacou:
“Agradeço à Ibá pela oportunidade e pelos reconhecimentos concedidos ao meu trabalho. É muito gratificante poder contar alguns capítulos da história que o setor se dedica tanto a construir.”
As reportagens destacam os avanços tecnológicos e os benefícios ambientais proporcionados pelas florestas plantadas e seus produtos.
Outros vencedores do Prêmio Ibá de Jornalismo
Categoria Escrita
1º lugar: “Afinal, o cultivo de eucalipto é mesmo prejudicial ao meio ambiente?” – Ricardo Westin, Agência Senado.
2º lugar: “De satélite da Nasa à IA, tecnologia avança para evitar incêndios” – Adriana Brum, Gazeta do Povo.
3º lugar: “Da Faria Lima à USP, prédios de madeira ganham força em São Paulo e devem se espalhar” – Priscila Mengue, Estadão.
Categoria Vídeo
1º lugar: “Florestas Plantadas: Veredas em Minas” – Cibele Penholate e equipe, Rede Minas.
2º lugar: “Rio investe na recuperação da Mata Atlântica mirando mudanças climáticas” – Thiago Felix e equipe, CNN Brasil.
3º lugar: “Milhões que brotam do reflorestamento” – Flávia Terres e Neimar De Cesero, Jornal Pioneiro.
Categoria Áudio
1º lugar: “Emergência Climática e Florestas Plantadas” – Felipe Harmata e Grasiani Jacomini, CBN Curitiba.
2º lugar: “Agrofloresta reconecta vida no campo e torna sertão mais sustentável” – Josafá Bonifácio da Silva Neto e Juliana Correia Almeida, Rádio UFS.
3º lugar: “Superárvores: indústria e descarbonização” – João Paulo Seabra, Rádio Educadora da Amazônia.
Menções honrosas
- “Árvores para frear as mudanças climáticas” – Itamar Pelizzaro, Correio do Povo.
- “Plantar e colher: empresas do setor florestal investem em projetos sociais” – Francielly Azevedo e Lucas Sarzi, Portal Banda B.
- “Mudanças climáticas e sustentabilidade” – Jhulia Caballero, Business Moment.
A premiação reflete a excelência da cobertura jornalística sobre o setor de árvores cultivadas e seu papel crucial na luta contra as mudanças climáticas.