As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Södra Cell adquire nova automação da ABB

Contrato prevê instalação de controles para processos de celulose em planta da empresa sueca

A empresa de automação ABB fechou contrato com a sueca Södra Cell para automatizar a planta de celulose de Värö, no Sul do país escandinavo. O contrato prevê a instalação de um controle avançado (APC) para processos de branqueamento de celulose realizados na unidade, além da atualização do sistema de controle distribuído (DCS) 800xA em uso na instalação. 

Notícia continua após o anúncio

Especialistas da ABB farão a análise dos processos de branqueamento, o desenvolvimento de modelos produtivos, a verificação e a programação desses modelos nos sistemas de controle, além do treinamento das equipes da Södra Cell que ficarão a cargo da operação. 

“Junto com a empresa [Södra Cell], vamos identificar os comportamentos de processo e as condições ideais de fabricação que comporão os modelos a guiar o controle de automação. Então vamos implementá-los e ancorá-los para que os operadores da empresa entendam e confiem no sistema automatizado”, afirmou em comunicado Adam Modig, especialista de modelagem da ABB. 

A empresa com sede na Suíça defende que a integração do APC e das atualizações do 800xA na planta de Värö vai permitir à Södra Cell operar a unidade de forma automatizada, com maior previsibilidade sobre a produção, além de poder melhorar continuamente processos produtivos a partir de decisões orientadas por dados. 

A opção pelos sistemas da ABB ocorreu após uma implantação similar ter sido realizada anteriormente na unidade da empresa em Mönsterås, também no sul da Suécia, cujos resultados foram bem-avaliados pela Södra Cell. 

Naquele projeto, a ABB fez a automação das linhas de digestão e branqueamento de celulose com as mesmas soluções, obtendo como resultado “um processo produtivo mais estável e com menor utilização de insumos”, segundo a empresa.

“Estamos certos de que teremos os mesmos resultados [em Värö]”, afirmou Marie Boman, gerente de projetos da Södra Cell. “Vemos muitas vantagens em poder aproveitar a experiência e o aprendizado assimilados em projetos anteriores”, seguiu a gestora. 

A expectativa das duas empresas é que o comissionamento (testagem e homologação de sistemas) da automação de Värö seja concluído em meados de 2024.

A Södra Cell é a maior produtora de celulose da Suécia e, também, a maior gestora de recursos florestais do país nórdico. 

A empresa também é conhecida por operar algumas das fábricas mais tecnológicas do mundo para a produção de papel e celulose. 

Fonte: ABB

Últimas Notícias

Veracel Celulose comemora 34 anos impulsionando o desenvolvimento econômico e social no Sul da Bahia

Com mais de três décadas de atuação, a Veracel Celulose se consolida como referência em geração de empregos, arrecadação, infraestrutura e impacto social positivo

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades