A Suzano Papel e Celulose comunicou por meio de uma subsidiária que firmou
acordo para a aquisição da totalidade das quotas do Vale Florestar Fundo de
Investimento em Participações (“Fundo Vale Florestar”), por R$ 528.940.906,15 (quinhentos e vinte e oito milhões, novecentos e quarenta mil, novecentos e seis reais e quinze centavos).
As quotas do Fundo Vale Florestar são detidas pela Vale S.A, BNDES Participações S.A., BNDESPAR, Fundação dos Economiários Federais–FUNCEF, e Fundação Petrobrás de Seguridade Social–PETROS.
A aquisição foi instrumentalizada através de um Contrato de Cessão de Quotas, devendo ser pago o montante de R$44.998.137,31 (quarenta e quatro milhões novecentos e noventa e oito mil, cento e trinta e sete reais e trinta e um centavos) a título de sinal na data do fechamento, e o saldo em parcelas anuais e sucessivas de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, vencendo a primeira delas 1 (um) ano após a data do fechamento.
Os ativos pertencentes ao Fundo Vale Florestar consistem em 45 mil hectares
de florestas de eucalipto plantadas em áreas arrendadas e mais 95 mil hectares de áreas nativas protegidas, no Estado do Pará. Os ativos florestais adquiridos são para fins de abastecimento de madeira à Unidade Maranhão.
A operação é consistente com a estratégia da Suzano de busca pela competitividade estrutural com o objetivo de maximizar a rentabilidade do negócio, sendo que os principais benefícios desta transação são maior flexibilidade de corte, gestão do manejo florestal pela Suzano e longo prazo de pagamento. “Não estamos adquirindo terra, mas contratos de arrendamento. Com isso, atendemos ao objetivo de redução no fluxo de caixa para o ano, contribuindo para o processo de desalavancagem da empresa”, afirmou Walter Schalka, CEO da empresa.
A efetivação desta transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais e da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com o fechamento da presente operação ter-se-á por distratado o Contrato de Compra e Venda de Árvores em Pé, celebrado em 13 de julho de 2009, pela Suzano com a Vale S.A.
Fonte: Suzano Papel e Celulose