As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Suzano Conclui Primeira Turma Do Programa Formare

Suzano conclui primeira turma do Programa Formare com 95% dos formandos inseridos no mercado de trabalho
Formatura foi realizada na terça-feira (29), na Suzano, com a entrega do certificado de conclusão do curso de Operador(a) de Processo de Produção
Dos 19 jovens contratados, 74% já fazem parte do quadro da Suzano, seja como colaboradores(as) ou como aprendizes, e 71% são de famílias em situação considerada abaixo da linha da pobreza
 
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou, nesta terça-feira (29), a formatura da primeira turma do Programa Formare em Mato Grosso do Sul, com resultados que superaram as expectativas. A solenidade ocorreu no auditório Francisco Valério, na Unidade da Suzano em Três Lagoas, quando 19 jovens receberam o certificado de Operador(a) de Processo de Produção. Deste total, 95% terminaram o curso já inseridos no mercado de trabalho, sendo 74% absorvidos pela própria Suzano: 5 como colaboradores e 9 como aprendizes em variados setores da unidade.
“Na Suzano, temos o direcionador de gerar e compartilhar valor como ferramenta da transformação na sociedade que acreditamos ser possível e os resultados obtidos em Três Lagoas (MS), onde estamos formando a nossa primeira turma, nos surpreenderam e nos dão ânimo para seguir com o nosso propósito. O Formare, além da qualificação profissional, colabora para o crescimento pessoal desses jovens e esse alto índice de formandos absorvidos pelo mercado de trabalho nos mostra a força da educação como agente de transformação social”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.
Dos jovens inseridos no mercado de trabalho, 71% estão em situação considerada abaixo da linha da pobreza. Além disso, mais da metade da turma, 63% dos alunos e alunas, continuaram estudando, índice também comemorado pelo Programa Formare.
Michely Syang Arias, 20 anos, está entre os formandos e formandas que passaram a integrar o quadro de colaboradores(as) da Suzano em Três Lagoas. A jovem já tinha atuado como auxiliar de limpeza e atendimento no passado até que conquistou o cargo de Auxiliar de Produção na companhia. “Fiquei sabendo do programa pelas redes sociais e decidi me inscrever, pois sabia que ali eu poderia conquistar uma grande oportunidade profissional. Foi uma grande surpresa quando me informaram que eu havia conquistado a vaga. Fiquei muito feliz e grata por tudo o que o Formare me proporcionou”, destaca a jovem.
Já Felipe Miguel, 19 anos, que atua como aprendiz de mecânica florestal na Suzano, enfatiza que o Formare mudou a sua vida não somente no âmbito profissional, mas também no pessoal. “A qualificação me ensinou detalhes de como devo trabalhar em equipe, ter empatia e resiliência. Foi nesse programa que vivi momentos que sempre lembrarei, que fiz amizades incríveis que levarei para a vida e que conheci pessoas sábias que me ensinaram muito sobre profissionalismo e propósitos,” diz o aprendiz.
 
Segunda Turma
Paralelamente à formatura, está em andamento a segunda turma do Programa Formare em Três Lagoas. O curso teve início no dia 24 deste mês e segue até julho de 2023. Ao todo, 20 jovens participam do programa que visa formar novos profissionais para o mercado de trabalho, sendo 65% do sexo feminino, 30% masculino e 5% atendendo nossos compromissos de diversidade e inclusão; 45% estão abaixo da linha da pobreza.
O curso tem duração média de oito meses. Neste período, os jovens recebem capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), bolsa auxílio, atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme, material escolar e seguro de vida.
Programa Formare
Desenvolvido por meio de uma parceria entre Programa Voluntariar e Fundação Iochpe, o Formare visa promover educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil, com formações nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS).
Em Mato Grosso do Sul, o programa foi lançado em 2021. Neste período, os jovens participaram de agendas com líderes da companhia, visitas às áreas florestal e industrial da Unidade e tiveram que preparar um projeto integrador com o objetivo de identificar e propor melhorias na área industrial. Durante o programa, aprenderam sobre Cidadania, Saúde e Segurança, além das disciplinas de formação técnica e operacional. O trabalho de conclusão foi apresentado aos gestores(as) e voluntários do Programa.  Ao todo, 129 colaboradores(as) da Suzano atuaram como voluntários(as) na primeira turma do programa. 
Desde o início do programa, há 17 anos, 790 jovens se formaram e 259 foram inseridos(as) na empresa como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.
Fonte:Suzano

Últimas Notícias

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

CMPC mantém plano bilionário e lidera esforços de reconstrução no Rio Grande do Sul

A CMPC reforça compromisso com a região e destaca ações de solidariedade e apoio às comunidades afetadas com o evento climático extremo que assolou a região

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades