As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Valmet conquista categorias inéditas no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2024

Multinacional finlandesa venceu em quatro categorias, sendo pela primeira vez em "Fabricantes de Equipamentos e Acessórios para Produção de Tissue, Conversão e Acabamento", e em "Inovação"

A Valmet, líder global em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, foi reconhecida em quatro categorias no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2024, um dos mais prestigiados da indústria, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Além de vencer pela terceira vez consecutiva na categoria “Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem”, a empresa foi bicampeã em “Tecnologia da Automação”. E pela primeira vez, após a aquisição da linha de conversão de tissue, também foi premiada nas categorias “Fabricantes de Equipamentos e Acessórios para Produção de Tissue, Conversão e Acabamento”, e “Inovação”.

Notícia continua após o anúncio

Nos últimos anos, a multinacional finlandesa consolidou sua liderança no setor papeleiro na América do Sul por meio da execução de grandes projetos. A Máquina de Papel 27, projetada para a fabricação de papel kraftliner, é a primeira do mundo a produzir papel kraftliner de alta qualidade utilizando 100% de fibra de eucalipto. A Máquina de Papel 28 foi desenvolvida para a produção de papel kraft e cartões revestidos FBB e LPB, também de alta qualidade. 

“É muito gratificante ter sido escolhida como a melhor empresa fabricante de máquinas e equipamentos para papel pelo terceiro ano consecutivo. Esse prêmio confirma o reconhecimento dos nossos esforços nos últimos anos para nos tornarmos líderes no fornecimento de tecnologia no mercado sul-americano. Mais uma vez, muito obrigado a todos os nossos clientes”, comemora o diretor de Papel da Valmet na América do Sul, Rogério Berardi.

Recentemente, a multinacional fortaleceu sua liderança com a aquisição da Linha de Conversão de Tissue, ampliando o portfólio para o mercado por meio da conversão de rolos e dobrados, empacotamento, gofragem, gravação de rolos, além de serviços e soluções digitais. Recentemente, foram firmadas parcerias com multinacionais com presença no Brasil como Softys e Bracell, além de empresas nacionais como Suzano, Mili, Copapa, Claramax, Ipel e muitas outras, além de parcerias com diversas empresas internacionais. No último ano, a empresa realizou um projeto de destaque para a Softys, regravando 27 rolos previamente utilizados, eliminando a necessidade de novos rolos e promovendo a sustentabilidade. “A Valmet possui forte experiência e soluções completas na cadeia de valor do processo de fabricação de tissue, desde a fábrica de celulose, passando pela máquina de papel tissue e incluindo a conversão de tissue até o empacotamento. O prêmio na categoria de conversão de tissue reforça que a nossa oferta de valor vai de encontro às necessidades do mercado e dos nossos clientes. Só a Valmet pode oferecer isso, entregando sempre a mais moderna tecnologia e os melhores serviços ao segmento”, celebra o Gerente Geral da Unidade de Conversão de Tissue da Valmet, Mauro Luna.

Outras realizações que contribuíram para a conquista na categoria de “Inovação” incluem o programa de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação, chamado “Beyond Circularity”, que reforça o compromisso da Valmet em desenvolver processos, tecnologias, automação e serviços para a utilização de materiais renováveis, reciclados, resíduos e subprodutos. Como parte do compromisso contínuo com a renovação e o desenvolvimento dos principais indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance), a empresa possui uma Agenda de Sustentabilidade 360°, que engloba projetos e ações ambientais, sociais e de governança, abrangendo toda a cadeia de valor da Valmet, incluindo fornecedores, operações internas e a aplicação de suas tecnologias nas plantas dos clientes.

A conquista na categoria “Tecnologia em Automação” é resultado de soluções que vão desde medições específicas até sistemas abrangentes para toda a fábrica, englobando aplicações básicas e o gerenciamento de informações em toda a cadeia de processos. Um case de sucesso no segmento de automação é o sistema de automação virtualizado implementado na nova fábrica da LD Celulose. O diretor de Automação da Valmet, André Kakehasi, explica que a missão da empresa é seguir com o desenvolvimento da área com foco no atendimento e satisfação do cliente “O reconhecimento nessa categoria é um reflexo positivo da sinergia que temos com cada um dos nossos clientes, além do comprometimento, trabalho e dedicação dos funcionários Valmet em todas as Linhas de Negócio”.

Já a oferta de Flow Control é composta por válvulas, automação de válvulas e bombas, que desempenham um papel crucial na produção de celulose, papel, cartão e tissue. A Valmet entregou soluções para oito megaprojetos de papel e celulose nos últimos sete anos no mercado brasileiro. “A Valmet é a única empresa no mercado com portfólio abrangente, que integra a tecnologia em seus produtos, automação e serviços. Não terceirizamos nenhum processo e utilizamos a estrutura do nosso Valve Center de Sorocaba (SP) para proporcionar a melhor experiência para nossos clientes. O prêmio comprova o nosso compromisso na busca constante pela excelência”, celebra o vice-presidente da divisão de Flow Control da Valmet na América do Sul e Central, Fábio Maia.

Para o diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, o Prêmio Destaques do Setor da ABTCP tem grande importância para as empresas. “A consistência com que temos participado, sido finalistas e ganhado as premiações da ABTCP só confirmam a excelência, a maneira coerente e robusta com que a Valmet tem crescido. Para o departamento de Marketing é um desafio crescente e cada dia maior, mas felizmente ele é proporcional à satisfação de crescer também nas premiações”, comemora.

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades