As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Veracel adota soluções GIS para eficiência no manejo florestal

Companhia combina tecnologias com geolocalização para integrar as necessidades de sua área florestal

Quando pensamos em geoprocessamento, geralmente associamos a mapas e imagens de satélites. Mas, como acessar essas e outras informações de forma fácil, atualizada, em qualquer lugar, inclusive em ambiente operacional, sem conectividade? A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, encontrou alternativas ao unir diversas ferramentas que integram as informações e tecnologias geoespaciais necessárias para o trabalho das equipes que atuam em suas operações florestais.

Notícia continua após o anúncio

Há algum tempo, a Veracel vem potencializando sua jornada de transformação digital e dentro do setor de geoprocessamento não tem sido diferente. Eles têm utilizado diversas ferramentas do ArcGIS Enterprise, da Esri, líder mundial em sistemas de informação geográfica (SIG). Essa plataforma permite criar mapas, aplicativos personalizados e disponibilizar informações geoespaciais para coleta de dados em aplicativos móveis, além de criar painéis para visualização de dados, entre outras possibilidades.

Com a combinação destas ferramentas, o geoprocessamento se tornou acessível para as equipes que atuam nas áreas de plantio de eucalipto da empresa. Agora, eles podem reportar dados e criar relatórios por um aplicativo que automaticamente identifica a sua localização geográfica, garantindo mais precisão, rapidez e segurança na informação cadastrada.

Essas soluções digitais permitem analisar e visualizar dados geoespaciais para diversas finalidades, oferecendo funcionalidades customizadas para as necessidades e atividades de cada uma das equipes florestais da empresa.

“As ferramentas SIG vão muito além de mapas. Eu destaco a capacidade de criar, armazenar, compartilhar e integrar informações, que vão desde a geolocalização que utilizamos para deslocamento e identificação de locais em campo, até as tecnologias utilizadas pelas equipes, que demandam, cada vez mais, de informações atualizadas, precisas e sempre disponíveis para os usuários, a fim de serem apoio à tomada de decisões”, explica Agmeire Marques, Analista Sênior em Geoprocessamento da Veracel.

Por exemplo, por meio da tecnologia de geolocalização, as equipes de campo conseguem registrar no mapa, a partir da aplicação móvel, o exato local de ocorrências nas plantações, facilitando a elaboração de planos de ação integrados para resolver problemas. Isso melhora a comunicação entre as equipes e o acompanhamento histórico das ocorrências nas áreas da empresa. Vale ressaltar que a plataforma também funciona off-line, quando não existe sinal de rede.

“Anteriormente, para gerar relatórios, era necessário coletar informações de campo utilizando pranchetas e transcrever estes dados para planilhas no escritório. Com o desenvolvimento de uma dessas aplicações, que usa um formulário inteligente, durante a visita de campo as informações são registradas no celular e é possível anexar fotos para cada situação mencionada. Automaticamente, as informações coletadas ficam disponíveis na nuvem e atualizam os painéis de acompanhamento da atividade. Só isso já elimina mais de 90 horas anuais na rotina das equipes”, afirma Raphael Rosa, Analista de Operações Florestais Pleno da Coordenação de Manejo Florestal.

Um outro exemplo de funcionalidade dessas aplicações é voltado para os motoristas que fazem a coleta de água para abastecer as áreas florestais da empresa. Com a solução, eles conseguem manter um registro exato de quantos litros captaram e acompanhar se estão mantendo as métricas diárias estipuladas. Isso garante que todas as orientações ambientais sejam cumpridas e mantém um controle preciso sobre o uso do recurso.

“O desenvolvimento dessas aplicações pela Coordenação de Geoprocessamento reflete o compromisso da Veracel em usar o que há de mais novo em tecnologia para suprir as necessidades práticas da empresa e para deixar o dia a dia das equipes mais simples e assertivo, tornando-nos mais eficientes e cada vez mais competitivos”, destaca Marques. “A utilização das aplicações ArcGIS pelas operações da Veracel são um diferencial e podem se tornar um case de referência para que outros segmentos do agronegócio explorem as possibilidades que a tecnologia oferece e que são convertidas diretamente em benefícios imediatos para o negócio”, finaliza Marques.

Plataforma da Veracel foi apresentada no AgriSummit

A equipe de Geoprocessamento da Veracel apresentou o case das aplicações ARCGIS nas operações florestais da Veracel Celulose no AgriSummit 2024, um evento dedicado aos setores agrícola e florestal, focado em discutir soluções em sistemas de informações geográficas (GIS) que estão revolucionando o agronegócio brasileiro e fortalecendo a digitalização no campo.

Para saber mais sobre a Veracel, acesse o site da companhia pelo link.

Fonte: Veracel

Últimas Notícias

Melhoramentos anuncia nova fábrica de embalagens sustentáveis em Minas Gerais

Melhoramentos construirá fábrica de embalagens sustentáveis com fibra de celulose, 100% compostáveis, em Minas Gerais. O investimento será de R$ 40 milhões

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades