A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi palco, no dia 27 de março, de um encontro técnico voltado para discutir as tendências, desafios e oportunidades do setor de celulose e papel. Realizado em parceria com a Universidade Setorial ABTCP, o evento reuniu lideranças da indústria, pesquisadores e acadêmicos para debater o futuro do segmento, abordando temas como inovação, sustentabilidade e integração entre empresas e universidades.
A programação começou com a sessão de abertura, contando com a presença de Roberto de Souza Rodrigues, reitor da UFRRJ, e outros representantes institucionais e empresariais. Entre eles, José Luis Fernando Luque Alejos – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação; Roberto Carlos Costa Lelis – Presidente do Workshop / Diretor do Instituto de Florestas; Ari Medeiros – Conselheiro Diretor da ABTCP; Viviane Nunes – Head de Educação da ABTCP e Celso Pansera – Presidente da FINEP.
O painel especial da manhã trouxe análises sobre as tendências de mercado, com palestras de grandes players da indústria, como CMPC, CENIBRA, Suzano e Klabin. Entre os temas abordados, destacaram-se os desafios para a sustentabilidade, novas oportunidades tecnológicas e a necessidade de colaboração entre academia e indústria para impulsionar a inovação.
No período da tarde, a programação seguiu com sessões técnicas focadas em celulose e biorrefinaria. Especialistas apresentaram estudos sobre qualidade da madeira, inovações no processo produtivo e aplicações da lignina, reforçando a importância do desenvolvimento de tecnologias para ampliar a eficiência do setor. Profissionais da Klabin, Solenis, Kemira, Bracell e pesquisadores da UFRRJ e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conduziram as apresentações.
Durante as atividades do dia, os participantes tiveram a oportunidade de conferir também a sessão de pôsteres. O evento reforçou o compromisso do setor de celulose e papel com a pesquisa e o desenvolvimento sustentável, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a formação de novas parcerias estratégicas.
Inauguração da Biblioteca Nacional Setorial em Celulose e Papel “Celso Edmundo B. Foelkel”
Um dos momentos de destaque do evento foi a inauguração da Biblioteca Nacional Setorial em Celulose e Papel, que recebeu o nome de Celso Edmundo B. Foelkel, uma homenagem ao especialista do setor, localizada no NIDFLOR – Núcleo de Informação e Documentação Florestal.

Foto: Ana Clara Tavares
Foelkel é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Ciências pela State University of New York e Syracuse University, USA pelo College of Environmental Science and Forestry. Ex-professor da USP, UFSM, PUC-RS, UCS, MacKenzie, FAPP/SP, UNOESC e UFV. Conselheiro da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel. Trabalhou 3 anos na Cenibra, 19 anos na Riocell e 23 anos na Grau Celsius, onde ocupou posições executivas de gerência e diretoria em todas elas. Consultor internacional desde 1998. Criador do Eucalyptus Online Book & Newsletter e da PinusLetter. Autor de mais de 500 artigos técnicos; e Criador e mantenedor dos websites https://www.eucalyptus.com.br/ e https://www.celso-foelkel.com.br/.
A ABTCP foi a grande incentivadora deste espaço com a doação de um extenso acervo técnico. A mudança de sede em 2021 trouxe consigo a necessidade de um novo destino aos materiais da associação. Segundo o diretor executivo da entidade, Darcio Berni, grande parte desse material foi doada à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), incluindo um arquivo móvel de ferro que fazia parte da estrutura anterior.
A ABTCP repassou à universidade um total de 2.200 livros, além de 76 coleções de revistas científicas. O acervo inclui publicações de 26 países diferentes, em mais de nove idiomas.
“Um dado que chama bastante atenção é a inclusão da revista Pulp and Paper Canada, com edições de 1955 a 2016, o que torna esse acervo ainda mais raro e valioso. Este material estará disponível não apenas para o setor, mas também para estudantes da universidade, pesquisadores de fora e profissionais dos setores público e privado de todo o Brasil. Com isso, temos um marco significativo para o setor nacional de celulose e papel, que agora conta com um acervo preservado e acessível a toda a sociedade”, disse o professor do Departamento de Produtos Florestais do Instituto de Florestas (IF/UFRRJ), Fernando José Borges Gomes.
Antecipadamente à doação do acervo físico à UFRRJ, todo esse material foi digitalizado e compõe o acervo digital da ABTCP, hoje disponível no portal da Universidade Setorial, com mais de 15 mil arquivos, entre livros, artigos e demais itens, disponibilizados gratuitamente a todos os seus associados.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA COM MAIS INFORMAÇÕES NA EDIÇÃO DE ABRIL DA REVISTA O PAPEL
PROGRAMA TÉCNICO
Quinta-feira, 27 de março de 2025
Horário | Atividade
07:30-08:10 | Credenciamento
Sessão de Abertura
- Roberto de Souza Rodrigues – Magnífico Reitor da UFRRJ
- José Luis Fernando Luque Alejos – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação
- Roberto Carlos Costa Lelis – Presidente do Workshop / Diretor do Instituto de Florestas
- Ari Medeiros – Conselheiro Diretor da ABTCP, Brasil
- Viviane Nunes – ABTCP – Head de Educação da ABTCP
- Celso Pansera – Presidente da FINEP
Apresentação do LBL-UFRRJ e Inauguração da Biblioteca Nacional Setorial em Celulose e Papel “Celso Edmundo B. Foelkel”
- Prof. Fernando Gomes – UFRRJ
- Oportunidades de Intercâmbio e Formação: Viviane Nunes – ABTCP
09:00-09:20 | Sessão de Pôsteres – Coffee Break
09:20-12:00 | Sessão Especial de Abertura – Tendências de Mercado e Oportunidades de Integração entre Indústria e Universidades no Setor de Celulose e Papel
Moderador: Celso Edmundo B. Foelkel
- 09:20-09:40 – Setor de Celulose & Papel: Principais desafios e tendências. Ari Medeiros – Conselheiro Diretor da ABTCP, Brasil.
- 09:40-10:15 – Tendências da CMPC, Brasil. Antonio Lacerda – CEO da CMPC, Brasil.
- 10:15-10:35 – Green Innovation. Leandro Dalvi – Diretor Industrial e Florestal na CENIBRA, Brasil.
- 10:35-11:00 – Tendências de Mercado e Oportunidades de Integração entre Indústria e Universidades. Suzano, Brasil.
- 11:00-11:25 – Inovação e Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação – Suzano, Brasil.
- 11:25-12:00 – Análise: Klabin e o futuro econômico nas florestas. Carlos Augusto Soares Amaral Santos – Klabin, Brasil.
- 12:00-12:30 – Mesa-redonda
12:00-13:30 | Almoço
13:30-15:30 | Sessão Técnica de Celulose
Moderador: Francides Gomes – USP/Esalq, Brasil
- 13:30-14:00 – Wood quality at Klabin. Flaviana Reis Milagres – Klabin, Brasil.
- 14:00-14:30 – Novas oportunidades tecnológicas que suportam o processo de produção de celulose. Danyella Perissoto – Solenis, Brasil.
- 14:30-15:00 – Monitoramento online de polianíons retais hidrófobas na produção de celulose. Rafael Bortolan – Kemira, Brasil.
- 15:00-15:30 – O impacto da Plataforma Tecnológica de cooperação e vetor de inovação. Pedro Cademartori – UFRRJ, Brasil.
- 15:30-16:00 – Efeito do uso de lignina na estrutura do kraft azul. Luana Capuchi – UFRRJ, Brasil.
15:30-16:00 | Sessão de Pôsteres – Coffee Break
16:00-17:40 | Sessão Técnica de Biorrefinaria – Aplicações na Indústria de Celulose & Papel
Moderador: Leonardo Souza De Caux – Comissão Técnica de Biorrefinaria da ABTCP, Brasil
- 16:00-16:20 – Where could be the Pulp Biorefineries? Paulo Pavan – Bracell, Brasil.
- 16:20-16:40 – Aplicações de lignina e taninos em revestimentos de embalagens. Julia Cristo – UFRRJ, Brasil.
- 16:40-17:00 – Modificações químicas da lignina aplicada em biofilmes biodegradáveis. Nilton Louven Junior – UFRRJ, Brasil.
- 17:00-17:20 – Modificações químicas na lignina kraft de eucalipto. Iara Fontes Demuner – UFV, Brasil.
- 17:20-17:40 – Mesa-redonda
17:40-20:30 | Confraternização – “Jantar e Roda de Samba”
Quinta-feira, 27 de março de 2025
Sessão de Pôsteres
Horário | Atividade
08:00-17:00 | Durante todo o dia haverá sessão de pôsteres, em que os trabalhos ficarão expostos ao público e os autores poderão apresentá-los, especialmente durante os intervalos para o coffee-break.
Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
BR 465, Km 7 – Seropédica/RJ