As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI)

14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI) acontece nesta quarta-feira (27), em Brasília, com debates, mesas redondas e anúncios de parcerias

Confederação Nacional da Indústria realiza nesta quarta-feira (27), em Brasília, o 14º Encontro Nacional da Indústria, principal evento de mobilização do setor. Com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”, a edição aborda o futuro da indústria, alinhando avanços tecnológicos, inovação e sustentabilidade às demandas do século 21.

Notícia continua após o anúncio

Participam do encontro dirigentes das federações estaduais da indústria, de associações setoriais e sindicais, autoridades e especialistas. A abertura, às 9h, terá a presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que lançará o Observatório do Custo Brasil.

“O Encontro Nacional da Indústria é uma oportunidade para discutirmos políticas e soluções que impulsionem a produtividade, preparando o setor industrial brasileiro para enfrentar as transformações do mercado e as exigências de sustentabilidade e inclusão, fundamentais para o desenvolvimento do país”, destaca o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Brasil segue agenda global de neoindustrialização

O último relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado em janeiro deste ano, demonstrou o retorno da política industrial como centro da estratégia das principais economias do mundo, sejam elas de países desenvolvidos ou emergentes. Atualmente, existem mais de 2,7 mil mecanismos de apoio à indústria no mundo. Desde 2019, só os países desenvolvidos já investiram cerca de US$ 12 trilhões no fortalecimento das bases industriais.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Rafael Lucchesi, o Brasil está conectado ao movimento. “O programa Nova Indústria Brasil, o Plano Mais Produção, o Plano de Transformação Ecológica e o novo PAC são agendas impulsionadoras da atividade industrial. Isso marca um novo ambiente muito positivo. Será o primeiro ENAI com uma agenda de política industrial”, afirmou Lucchesi.

O Custo Brasil também terá destaque na programação do ENAI. Sistema tributário ineficiente e complexo, alta taxa de juros e insegurança jurídica, entre outros fatores que retiram competitividade do mercado brasileiro, custam mais de R$ 1,7 trilhão ao país por ano. A transição energética e a descarbonização produtiva também vão permear os debates munidos das últimas negociações sobre clima na recém-encerrada Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, da qual a CNI participou com ampla programação de debates e cases.

Outros destaques da programação do ENAI 2024

Entrega do Prêmio Excelência Sindical da Indústria: Lançado em 2024 pela CNI, o prêmio reconhece as federações e sindicatos da Indústria que se destacaram no fortalecimento sindical e no incentivo ao associativismo. A iniciativa recebeu mais de 300 inscrições, e os vencedores de cada categoria – Federação e Sindicato – serão conhecidos, premiados e participarão de uma mesa redonda. 

Estudo sobre lideranças empresariais: Durante o ENAI será apresentado um levantamento do Observatório Nacional da Indústria, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, sobre o perfil dos líderes industriais. O estudo, que também será tema mesa redonda, traz números e dados que permitem construir um retrato do perfil demográfico dos sócios de empresas no Brasil, contribuindo para a discussão sobre a estratégia empresarial e a entrada de novas gerações no empreendedorismo.

Lançamento do Movimento Empresarial pela Saúde: A iniciativa reúne lideranças público-privadas com o objetivo de construir uma agenda propositiva da indústria para promover o acesso, fortalecer o sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida da dos trabalhadores brasileiros.

Acordo para promoção da EJA: OServiço Social da Indústria (SESI) e o Ministério do Trabalho e Emprego celebrarão um acordo de cooperação que visa oferecer vagas em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mesas redondas: Mesas redondas com especialistas que irão debater temas como requalificação nas empresas, estratégias e propostas para vencer o custo Brasil, importância da Reforma Tributária, importância da transição energética, desafios para competitividade de micro e pequenas empresas, dentre outros. 

Feira de oportunidades: Para essa edição, o ENAI contará com o espaço “Feira de Oportunidades”. Nele, as instituições de fomento que operam programas e recursos da Nova Indústria Brasil (NIB) – BNDES, FINEP, SENAI, CNI, Embrapii e SEBRAE – terão estandes para atendimento ao público empresarial tirando dúvidas sobre oportunidades de apoio e financiamento.

Confira aqui a programação completa.

SERVIÇO

14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI)

Data: Quarta-feira, 27 de novembro

Horário: 9h às 18h

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades